Rede de Museus-Casas Literários de SP participam da 21ª Semana Nacional de Museus
Com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, a edição de 2023 abordará a relação entre as instituições de memória e o meio ambiente
- Data: 11/05/2023 08:05
- Alterado: 11/05/2023 08:05
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida
Crédito:Divulgação/André Hoff
Entre os dias 15 e 21 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza a 21ª Semana Nacional de Museus. Contribuindo com a celebração, a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, formada pela Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida, traz algumas iniciativas nos dias 17 e 20/05, com base no tema escolhido para a edição de 2023: “Museus, sustentabilidade e bem-estar”.
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente devido à comemoração do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) — data criada em 1977 a partir de uma iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM) — e tem como objetivo, conscientizar o público em geral sobre o papel destas instituições no desenvolvimento da sociedade. Durante a semana acontecem diversas ações em todo o país para debater a importância da sustentabilidade ambiental, social e econômica dos museus, bem como o bem-estar dos visitantes e das comunidades onde estão inseridos.
Conheça as atividades gratuitas que serão oferecidas pela Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, equipamento da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.
No dia 17 de maio, das 19h às 21h, a Casa Mário de Andrade realizará a atividade Ações sustentáveis e o futuro dos Museus: museus para que(m)?”, com Marcelo Cardoso de Paiva, doutor em História da Arquitetura e Urbanismo pela FAU – USP. O palestrante pontuará os novos desafios das instituições de memória e sua relação com ações sustentáveis. Os interessados devem se inscrever .
E o Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida preparou a oficina “Temperos do quintal”, que acontecerá no dia 20 de maio, das 15h às 16h, na área externa do museu. A atividade, aberta para diversas faixas etárias, propõe o plantio de temperos e ervas aromáticas com o objetivo de integrar os diferentes públicos por meio das memórias com os alimentos e plantas. Para participar, inscreva-se .
Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.