CTA da Cidade chega ao Planalto Paulista
Durante os dias 4, 5 e 6 de maio, moradores da região poderão fazer testagem para ISTs, profilaxias de prevenção ao HIV, retirar preservativos, entre outros serviços
- Data: 03/05/2023 11:05
- Alterado: 03/05/2023 11:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
CTA
Crédito:Prefeitura de SP
A unidade itinerante Centro de Testagem e Aconselhamento, o CTA da Cidade, chega a região do Planalto Paulista, na Zona Sul da cidade, com diferentes serviços gratuitos para a população. A ação acontece de quinta-feira (4) até sábado (6), das 17h às 22h na Rua Campina da Taborda, nº 356, esquina com Avenida Indianópolis. A iniciativa tem como objetivo diminuir barreiras de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) para a população mais vulnerável ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Serão oferecidos todos os serviços existentes nas outras 26 unidades da Rede Municipal Especializada (RME). Com uma estrutura robusta, a unidade móvel conta com áreas de triagem, espera e coleta de exames, laboratório próprio, testagem rápida para HIV, hepatites B e C, além de teste diagnóstico para sífilis, com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo.
Serão oferecidos também exames para clamídia e gonorreia, profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) e entrega da primeira terapia antirretroviral (TARV) aos usuários que testarem positivo para o HIV. Nesses casos, a equipe irá passar orientações e realizar exames recomendados pelos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDT), além de encaminhamentos aos serviços da RME em IST/Aids, para seguimento ambulatorial.
Além de todos os serviços já citados, estarão disponíveis no CTA da Cidade: camisinhas externas e internas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV, que permitem que as pessoas façam o teste em casa.
O que é PrEP?
A PrEP consiste no uso constante de medicamentos antirretrovirais (um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus HIV, a pessoa já esteja protegida. O primeiro frasco de medicamentos é entregue ao final do processo de teste e consulta com os profissionais de saúde que estarão presentes na ação.
Disponível no SUS desde janeiro de 2018, tem como público prioritário pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, o que inclui alguns segmentos sociais, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes (quando um tem HIV e o outro não).
O que é preciso para iniciar a PrEP?
O cidadão interessado em receber a PrEP será acolhido por um profissional de saúde, para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). Se não houver impedimentos, a pessoa já sai com o medicamento. Após 25 dias, ela deve se dirigir a uma unidade da RME de sua escolha para dar continuidade ao método de prevenção.
O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP, como para quem apenas deseja realizar o teste para HIV, é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, são colhidos os exames preconizados, receitados os antirretrovirais e a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids para dar seguimento ao tratamento.
Com isso, a cidade de São Paulo mantém seu compromisso de ampliação do diagnóstico e início imediato da terapia antirretroviral. A equipe que realiza ação extramuros faz o acompanhamento até que o paciente seja acolhido na unidade mais conveniente para o início do tratamento. Em caso de alteração na taxa de creatinina, a pessoa será encaminhada para uma Unidade Básica de Saúde (UBS).