SPTrans realiza ações para incentivar a mobilidade segura no Maio Amarelo

A campanha já iniciou com a publicação de vídeos nas redes sociais da SPTrans, faixas nos terminais e edição do Jornal do Ônibus.

  • Data: 04/05/2023 08:05
  • Alterado: 04/05/2023 08:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: SPTrans
SPTrans realiza ações para incentivar a mobilidade segura no Maio Amarelo

Crédito:Jessica Marques

Você está em:

A SPTrans, gestora do sistema de transporte público municipal de São Paulo, mais uma vez participa do Maio Amarelo 2023. Durante todo o mês serão desenvolvidas atividades e campanhas com foco nos passageiros e operadores de ônibus da cidade, com o objetivo de estimular uma mobilidade segura na cidade. 

Um dos destaques do Maio Amarelo, a tradicional ação “Inversão de Papéis”, será realizada este ano com idosos. A atividade tem como finalidade mostrar como motoristas e idosos se sentem no lugar do outro e ressaltar que deve haver empatia entre os diversos integrantes do sistema de transportes. A atividade está programada para o dia 24  de maio.  

Para incentivar o uso do transporte coletivo desde a infância, estudantes entre 8 e 10 anos participarão da ação “Andar de Ônibus em SP”, nos dias 8 e 16, em escolas públicas. Durante a atividade, os alunos receberão orientações sobre o uso do transporte público na cidade e poderão entrar no coletivo, onde receberão dicas para uma viagem segura.

Ao longo de maio, também serão realizadas esquetes teatrais nos terminais, com foco educativo, abordando temas relacionados à segurança de pedestres tanto no interior destes locais como nas ruas da cidade e até dentro dos ônibus. Entre os temas abordados estão: ponto cego, travessia na faixa de pedestre, segurar no balaústre no percurso, não utilizar o celular ao andar e não sentar na escada dos ônibus. As apresentações serão entre os dias 4 e 25 de maio.

Também com o objetivo de promover a empatia, serão realizadas ações educativas e treinamentos voltados  para a segurança e uma roda de conversa com motoristas envolvendo participantes de outros modais, como ciclista, motociclista, pessoa idosa e pessoa com deficiência.

Entre as ações da campanha Maio Amarelo também estão atividades educativas envolvendo táxis e transportadores escolares, chamando a atenção para o uso correto do cinto de segurança nos veículos dessas modalidades.

Ações da SPTrans – Maio Amarelo: 

Esquetes teatrais nos terminais

Horários: 9h às 11h e 13h às 15h
Dias e locais:
4/05 – Terminal Sapopemba
11/05 – Terminal Dom Pedro II
18/05 – Terminal Cidade Tiradentes
25/05 – Terminal Sacomã (manhã), Mercado (tarde)

Andar de Ônibus em SP

Dia: 8/5 – segunda-feira
Horário:  11h e às 14h15
Local: CEU Guarapiranga
Dia: 16/05 – terça-feira
Horário:  9h30 e 10h20
Local: Escola Estadual Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira 

Inversão de Papéis – Motorista e Pessoa idosa

Dia: 24/05 – quarta-feira
Horário: a definir
Local: Polo Cultural da Terceira Idade – Rua Teixeira Mendes, 262 – Cambuci
Horário: a definir

Ações Educativas

Todas as terças, quartas e quintas-feiras
– Atividade de orientação aos passageiros de táxi sobre a importância do uso de cinto de segurança no banco traseiro.
Locais: Aeroporto de Congonhas e Terminais Rodoviários Tietê e Barra Funda
– Atividade de orientação aos transportadores escolar sobre a importância do uso de cinto de segurança para as crianças.
Locais: em escolas da cidade de São Paulo

Promover Empatia – Treinamento Segurança/Concessionárias

SPTrans levará outros participantes do trânsito, como motociclistas, ciclistas e pedestres a uma garagem para conversar com grupo de motorista e promover a troca de experiência e empatia. Essa atividade ocorrerá ao final do Treinamento de Segurança determinado pela SPTrans.
Datas: 04, 11, 18 e 25/05
Locais: garagens selecionadas pelo treinamento SPTrans

Compartilhar:

  • Data: 04/05/2023 08:05
  • Alterado:04/05/2023 08:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: SPTrans









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados