Rádio MEC celebra 190 anos de Johannes Brahms com maratona e playlist
Programação destaca legado e obra do ilustre compositor alemão
- Data: 05/05/2023 15:05
- Alterado: 05/05/2023 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: Rádio MEC
Estúdio da Rádio MEC no Rio de Janeiro
Crédito:Fernando Frazão / Agência Brasil
Para homenagear os 190 anos de nascimento do compositor alemão Johannes Brahms, a Rádio MEC apresenta programação especial com uma série de conteúdos temáticos e lança a playlist ‘Brams Essencial’ com 25 obras no perfil da emissora pública no Spotify neste domingo (7), data da efeméride.
As atrações temáticas da Rádio MEC para homenagear Brahms são o programa Concerto de Domingo, às 8; o especial dedicado ao compositor ao meio-dia; a faixa Clássicos do Ouvinte, às 13h, e a produção Caderno de Música, às 14h30.
Pela manhã, às 8h, a emissora leva ao ar uma sequência de obras do músico no Concerto de Domingo. Logo depois, ao meio-dia, o destaque da programação é uma faixa especial com informações sobre a vida e a trajetória artística do compositor.
Depois, às 13h, os principais pedidos do público com temas do homenageado são apresentados na faixa Clássicos do Ouvinte. A seguir, às 14h30, o programa Caderno de Música começa a série “Biografias” com um panorama sobre a carreira de Johannes Brahms.
Reconhecimento por sua trajetória na música
Natural de Hamburgo, na Alemanha, Johannes Brahms nasceu em 7 de maio de 1833. O jovem de família simples teve suas primeiras lições musicais com o pai. Durante a adolescência, ele tocou piano em tavernas para ajudar no sustento da família. O jovem prodígio tinha noção do próprio potencial e buscava o reconhecimento merecido.
Com cerca de 20 anos, ele partiu em turnê pela Europa e conheceu personalidades do meio musical como o compositor Franz Liszt e o violinista Joseph Joachim. Brahms ainda se aproximou do casal Robert e Clara Schumann.
Na Alemanha, o músico conquistou certa fama ao piano, mas não conseguiu o mesmo prestígio como compositor. Apenas em 1863 ele finalmente obteve uma posição de grande influência como diretor da Singakademie de Viena.
Daí em diante, o compositor escreveu algumas de suas obras mais importantes, como as suas peças de câmara, as Variações sobre um tema de Haydn, e o Réquiem Alemão, que lhe garantiu fama mundial. Perfeccionista, Brahms fez quatro sinfonias, além de concertos, peças de câmara e diversas músicas para piano e coral.
Respeitado e com boa condição financeira, o artista deixou sua marca na história da música. Brahms foi considerado pelo maestro Hans von Büllow um dos três grandes “Bs” da música alemã junto com os mestres Bach e Beethoven.