Coordenadoria de Diversidades intensifica campanha contra LGBTfobia em Diadema

Campanha Diadema de Todos realizou atividade junto aos comerciantes e munícipes busca conscientizar sociedade sobre práticas discriminatórias

  • Data: 16/05/2023 16:05
  • Alterado: 31/08/2023 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Coordenadoria de Diversidades intensifica campanha contra LGBTfobia em Diadema

17 de maio é o Dia Mundial de Combate à LGBTfobia

Crédito:Adriana Horvath

Você está em:

Representantes do GT (Grupo de Trabalho) Intersecretarial LGBTQIA+, sob orientação da Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema, estiveram na manhã desta terça-feira (16) na região central de Diadema, em mais uma ação da campanha Diadema de Todos. A iniciativa visa conscientizar os comerciantes e toda a sociedade no combate à LGBTfobia. A atividade também marcou o Dia Mundial de Combate à LGBTfobia, celebrado em 17 de maio.

O coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema, Robson de Carvalho, explicou que essa foi a segunda atividade da campanha, que está sendo realizada nos principais centros comerciais da cidade. “Já estivemos em 160 comércios falando sobre a campanha, pedindo a fixação do nosso material e dialogando sobre respeito a todas as pessoas”, afirmou.

“Vamos nos acostumar a dizer todos os dias todas, todos e todes. É assim que vamos construir uma Diadema inclusiva, sem qualquer preconceito”, detalhou. “São pequenas ações cotidianas que podem fazer muita diferença na construção de uma sociedade mais igualitária”, completou o coordenador.

Robson destacou que muito embora o dia 17 de maio seja o Dia Mundial de Combate à LGBTfobia, lutar contra o preconceito deve ser uma tarefa de todos, todas e todes, nos 365 dias do ano. “Infelizmente, ainda temos a sensação de que a qualquer momento, tudo pode acabar”, ressaltou. “Isso porque, lamentavelmente, o Brasil ainda é o país que mais mata LGBTs no mundo. Mas a gente persiste e estar aqui, dialogando com toda a sociedade, nos enche de esperança por dias melhores”, pontuou.

A campanha Diadema para Todos inclui, além de conscientização, a fixação de um cartaz nos estabelecimentos, em local de fácil visualização para clientes e funcionários. A comunicação visual lembra que a prática de LGBTfobia é crime previsto em leis federal (equiparado ao racismo), estadual e municipal. “A proposta é quebrar estigmas e tabus sobre este universo e, de forma simples e educativa, debater temas como saúde, vida, corpo, sexo e mente para o público de gays, lésbicas, transexuais e transgêneros”, concluiu o coordenador. O cartaz está disponível para ser baixado na página da Coordenadoria no site da Prefeitura de Diadema.

Participaram da atividade os representantes do Departamento de Participação Popular da Secretaria de Planejamento e Gestão, Geonana Evelin de Oliveira Silva, Ruan Rodrigues Braz Santana; das Coordenadorias, Luiz Fernando Pereira da Silva; da Secretaria de Comunicação, Aline Thais de Melo, e representando a sociedade civil organizada, Donata Alves Santana Loiola. A próxima atividade será realizada no dia 24 de maio, nos comércios dos bairros Eldorado e Serraria.

Compartilhar:
1
Crédito:Adriana Horvath
1
Crédito:Adriana Horvath 17 de maio é o Dia Mundial de Combate à LGBTfobia

  • Data: 16/05/2023 04:05
  • Alterado:31/08/2023 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados