Agro Nacional acompanha tradicional evento em fazenda de Goiás
Dia de Campo reuniu produtores, estudantes, técnicos e empresas do setor
- Data: 23/05/2023 16:05
- Alterado: 23/05/2023 16:05
- Autor: Redação
- Fonte: TV Brasil
Apresentadora Jaqueline Silva
Crédito:Divulgação TV Brasil
Neste domingo (28), o programa Agro Nacional inédito que a TV Brasil exibe às 9h viaja até o interior de Goiás para conferir mais uma edição do tradicional evento Dia de Campo realizado na Fazenda Santa Brígida, que reuniu produtores rurais, estudantes, técnicos, consultores e representantes de empresas do setor agrícola. A Fazenda Santa Brígida é referência em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta e tem procurado reduzir o uso de fertilizantes químicos apostando nos bioinsumos.
Ainda durante o episódio de domingo, a atração da emissora pública aborda a importância do ponto da carne no preparo de alimentos. O público vai aprender qual é o ponto correto das carnes para preservar seu valor nutricional, manter sua suculência e ainda evitar a contaminação de microorganismos como a bactéria salmonella.
No município de Itanhandu, que fica na serra da Mantiqueira, Minas Gerais, o programa mostra como é a gestão familiar na produção leiteira e na fabricação de queijos na região. A matéria revela também como o terroir – palavra francesa que expressa os efeitos que fatores ambientais têm no sabor de determinados alimentos – contribui para um leite de qualidade e na preparação de saborosos queijos do tipo parmesão.
O episódio traz também uma reportagem sobre uma startup social brasileira criada por uma rede de especialistas da academia, do setor privado e da sociedade civil, que atua na certificação dos sistemas de produção de alimentos. O selo Produtor do Bem valoriza as práticas sustentáveis de produção local e ainda ajuda o consumidor a identificar as melhores opções de produtos nos pontos de venda.
A equipe viajou ainda para Guarapari, cidade litorânea do estado do Espírito Santo, para conhecer um tradicional criatório de cavalos da raça mangalarga marchador. O criador Ubiraci Palestino – proprietário da Fazenda Meaípe – começou os trabalhos com cavalos na década de 1980 e hoje conta com mais de 70 títulos em diversas competições.
E uma matéria especial destaca algumas iniciativas do governo federal focadas no desenvolvimento sustentável, como o Programa ABC+. O programa tem o objetivo de promover uma adaptação à mudança do clima e reduzir a emissão de carbono na agropecuária por meio de incentivos e fomentos a tecnologias ambientais.