No Maio Verde, conheça curiosidades sobre a doença celíaca
Entender o problema é o primeiro passo para apostar em um cardápio variado e saboroso, mas isento da proteína presente em alguns cereais
- Data: 28/05/2023 13:05
- Alterado: 28/05/2023 13:05
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação
A doença celíaca é uma condição permanente e incurável. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), acomete cerca de 1% da população mundial, e essa condição tem ganhado cada vez mais atenção de médicos, nutricionistas e da população em geral.
A condição pode se manifestar de duas formas: a intolerância ao glúten não celíaca, que é a dificuldade da digestão do glúten, uma proteína naturalmente presente em cereais maltados como trigo, centeio, cevada e malte. Nesses casos, consumir glúten acarreta danos nas paredes do intestino delgado, provocando dor e inchaço abdominal.
Já a doença celíaca é um pouco mais grave, pois gera uma reação do sistema imunológico, o que causa dores intensas, inflamações e diarreia frequente, o que pode levar à necessidade de internações em casos mais extremos. Em ambos os casos, porém, o consumo de alimentos que contêm glúten, mesmo que em pequenas quantidades, não é recomendado.
Como este assunto pode gerar uma série de dúvidas, a Jasmine Alimentos, marca com foco em alimentação saudável da M. Dias Branco, preparou uma lista de informações amplamente difundidas sobre o glúten para esclarecê-las. Confira abaixo:
Como faço para descobrir se eu tenho doença celíaca ou intolerância ao glúten?
Tanto a doença celíaca quanto a intolerância ao glúten não celíaca são condições que podem se manifestar em qualquer momento da vida, incluindo a fase adulta, e não necessariamente na infância. Além disso, ambas disfunções também possuem sintomas que podem estar associados a enfermidades, como intoxicações alimentares.
Por isso, para ter um diagnóstico preciso de doença celíaca é necessário ir a um médico gastroenterologista para realização de exames. Entre os testes mais precisos para o diagnóstico estão avaliações dos níveis de anticorpos e de vitaminas no organismo. Os exames mais recomendados são: anti-transglutaminase tecidual, anti-endomísio e anti-gliadina.
No caso da intolerância ao glúten, dando negativo os exames acima, o médico avalia os sinais e sintomas do paciente, pois não há um exame específico para esse diagnóstico.
Dermatite herpetiforme também é sinal de doença celíaca?
A doença celíaca é fortemente ligada a uma condição de pele denominada como dermatite herpetiforme. Trata-se de uma erupção cutânea crônica, autoimune, papulovesicular e intensamente pruriginosa.
De acordo com Adriana Zanardo, nutricionista da E4, consultora nutricional da Jasmine Alimentos, cerca de 15 a 25% dos pacientes com doença celíaca também apresentam dermatite herpetiforme.
Para auxiliar no tratamento, o paciente necessita passar por uma rigorosa dieta com restrição de glúten e tratamento medicamentoso via oral, que deve ser prescrito por um médico gastroenterologista ou dermatologista.
Para uma dieta isenta de glúten, mas rica em sabor, a Jasmine Alimentos oferece em seu portfólio uma grande variedade de alimentos sem a proteína, como Pães, Cookies, Bites, Aveias, Bolos e Wraps de diferentes sabores.
Alguns produtos com rótulo ‘sem glúten’ podem conter traços de glúten?
Os alimentos sem glúten são submetidos a diversos testes, com pena de multa ao fabricante caso divulgue de maneira contrária a informação no rótulo. De acordo com a Lei Federal n° 10.674/2003, todos os alimentos industrializados devem comunicar na embalagem a presença do composto por meio das inscrições “contém glúten” ou “não contém glúten”.
A Jasmine se preocupa com a excelência e em oferecer produtos totalmente seguros para o consumo dos seus clientes que necessitam eliminar o glúten da dieta, com uma atenção especial para evitar a contaminação cruzada, que é quando alguns traços da proteína acabam chegando no alimento de alguma forma.
Para que isso não ocorra, a Jasmine Alimentos conta com uma planta de produção totalmente isolada para os produtos sem glúten, que não tem nenhuma ligação com as plantas industriais onde são produzidos quaisquer produtos que tenham cereais maltados.
O objetivo é garantir que nenhum composto alergênico, como trigo, centeio, malte e cevada, tenha contato com os produtos que levam a inscrição “sem glúten” no rótulo. Com isso, qualquer análise laboratorial realizada nos produtos sem glúten da Jasmine Alimentos deve quantificar os níveis de glúten como “indetermináveis”, do contrário, são rejeitados no controle de qualidade.
Quem tem intolerância ao glúten também tem intolerância à lactose?
Apesar de serem confundidas entre si, a intolerância ao glúten e à lactose são doenças diferentes que não têm ligação entre si, embora seja possível que uma mesma pessoa tenha as duas disfunções em paralelo.
A intolerância à lactose é mais comum que ao glúten, atingindo cerca de 70% da população mundial segundo dados da OMS. Porém, diferente da doença celíaca, não afeta o sistema imunológico, já que é uma condição enzimática que ocorre quando há deficiência da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose, o açúcar presente no leite e derivados, como queijos e iogurtes.
Milho e batata doce têm glúten?
Além de não conterem glúten, esses alimentos são ricos em amido, que é uma importante fonte de energia. É possível consumi-los de diversas maneiras, como ensopados, refogados, entre outras formas.
Dentro do seu vasto portfólio, a Jasmine Alimentos possui o Pão com Batata Doce, que conta com ingredientes naturais e leves, e que traz em seu preparo fermentação biológica, ingredientes com garantia de origem, processo controlado e nada de origem animal.
E para os apaixonados por pão de milho, a Jasmine oferece o delicioso Pão com Milho, com textura macia e que é fonte de fibras, fabricado com farinha de milho integral natural, que oferece aos consumidores um alto valor nutricional. Ambos os produtos não contêm glúten.