ARTESP e concessionárias participam de campanha de conscientização do Teste do Pezinho

Exame realizado em recém-nascidos detecta doenças que, quando descobertas precocemente, são tratáveis

  • Data: 01/06/2023 13:06
  • Alterado: 01/06/2023 13:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: ARTESP
ARTESP e concessionárias participam de campanha de conscientização do Teste do Pezinho

Crédito:Edilson Rodrigues - Agência Senado

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A ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo e as 20 concessionárias do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado participam da 7ª edição da Campanha Junho Lilás, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças, por meio do Teste do Pezinho, que deve ser realizado após 48 horas até o 5º dia do nascimento. 

A campanha é promovida pelo Instituto Jô Clemente (IJC), organização da sociedade civil sem fins lucrativos com mais de 62 anos de atuação na promoção da saúde e qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras.

“A promoção da saúde é dever de todos, e o Teste do Pezinho é importante para prevenção e tratamento precoce de muitas doenças graves e raras! Os painéis de mensagem das rodovias, além de serem uma importante ferramenta operacional para alertar os usuários sobre o que ocorre na malha viária, também podem disseminar essa mensagem de forma eficaz nas vias sob concessão. É uma ferramenta capaz de despertar boas práticas de saúde”, afirmou o diretor-geral da ARTESP, Milton Persoli.

“O Teste do Pezinho é um marco da medicina preventiva para o diagnóstico precoce de doenças graves e raras, e o Instituto Jô Clemente (IJC), com mais de 62 anos de atuação, tem muito orgulho por ter sido pioneiro nessa implementação. Contar com parceiros como a Artesp nesta campanha é fundamental para levar a mensagem a mais pessoas e informá-las sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças por meio do Teste do Pezinho”, afirma Daniela Mendes, superintendente geral do IJC. 

Mensagem da campanha

Como forma de apoio e engajamento, a campanha será divulgada nas redes sociais  da ARTESP e nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVS) espalhados pelos 11,1 mil quilômetros de rodovias estaduais e concedidas no Estado de São Paulo. A ação tem o objetivo de orientar a sociedade sobre a necessidade de se fazer o Teste do Pezinho e de expandir o seu acesso, para o diagnóstico precoce de dezenas de doenças graves e raras, prevenindo possíveis sequelas. O alerta feito nos PMV das rodovias é:

“Junho Lilás: O Teste do Pezinho pode salvar a vida do seu bebê”

O que é o Teste do Pezinho

Realizado em recém-nascidos, o teste é um exame rápido realizado com gotinhas de sangue que são coletadas por meio de uma picada no calcanhar do bebê. Através dele podem ser detectadas doenças genéticas, congênitas, metabólicas, infecciosas e imunológicas que, quando descobertas precocemente, são tratáveis. Por isso, é importante a realização do exame após 48 horas do nascimento até o 5º dia de vida do bebê. 

No Sistema Único de Saúde (SUS) é possível realizar o teste de forma gratuita logo após o nascimento do bebê. O exame básico detecta seis tipos de doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Nas unidades de saúde da cidade de São Paulo é ofertado, desde dezembro de 2020, o exame ampliado que diagnostica, precocemente, cerca de 50 doenças.

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  • Data: 01/06/2023 01:06
  • Alterado:01/06/2023 13:06
  • Autor: Redação
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