Falando de Transportes e Transportadora – Um gás na mobilidade urbana
Londrina, no oeste do Paraná, será palco da primeira demonstração completa de uma operação real com um ônibus movido 100% a biometano no transporte urbano de passageiros
- Data: 12/06/2023 18:06
- Alterado: 31/08/2023 21:08
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
ônibus Scania padron K 280 movido a GNV em Londrina/PR
Crédito:Divulgação
Londrina, no oeste do Paraná, será palco da primeira demonstração completa de uma operação real com um ônibus movido 100% a biometano no transporte urbano de passageiros. A inédita ação nacional faz parte do projeto conduzido pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas) em conjunto com a fabricante Scania, com o objetivo de certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo. Nos próximos 30 dias, o ônibus estará em uma demonstração urbana pela primeira vez abastecido 100% a biometano, um combustível renovável e limpo, que contribui diretamente para as metas de sustentabilidade. O veículo a gás em demonstração é o mesmo que já circulou pelas ruas de Curitiba e região metropolitana. O biometano é obtido a partir da produção do biogás, que por sua vez é gerado da decomposição de matéria orgânica de origem vegetal ou animal. Quando submetido a um processo de purificação, o biogás dá origem ao biometano, comparável em condições técnicas ao gás natural, pois após seu refino, atinge alta concentração de metano em sua composição. O modelo fabricado pela Scania é o padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. O modelo K 280 4×2 tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos.