Simples assim: versão track da linha Polo é o mais vendido do Brasil
Versão Track abdica do requinte original da linha Polo e ajuda a fazer do hatch da Volkswagen o carro de passeio mais vendido do Brasil
- Data: 12/06/2023 19:06
- Alterado: 31/08/2023 17:08
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Volkswagen Polo Track 1.0 MPI
Crédito:Luiza Kreitlon/AutoMotrix
O Polo foi apresentado no Brasil em 2002 como um compacto requintado derivado do médio Golf – mesma função que tinha no mercado europeu desde que seu lançamento, em 1974. Em 2017, o hatch compacto da Volkswagen teve sua sexta geração lançada no Brasil e tornou-se o primeiro no país a utilizar a plataforma MQB, que deu origem à nova geração do Jetta, ao T-Cross e ao Nivus. Até 2022, o Polo ocupava uma posição periférica no ranking de automóveis mais vendidos do país – terminou o ano em quinquagésimo segundo lugar, com 8.182 unidades, média de 682 emplacamentos mensais. O posicionamento do modelo mudou com a estreia da linha 2023, em setembro do ano passado. Simplificado para ganhar competitividade, o Polo viu suas vendas crescerem a partir de dezembro, com o lançamento da versão Track 1.0 MPI, a mais barata da linha. A função mercadológica do Polo Track é herdar os compradores do Gol, que saiu de linha por não ser compatível com o Proconve L7, a atual fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, mas ainda era muito procurado – especialmente por frotistas. Em maio, aconteceu o que a Volkswagen esperava: o Polo assumiu a liderança nacional entre os carros de passeio, com 7.636 vendas – no ranking geral dos automóveis, ficou atrás apenas da picape Fiat Strada, com 9.716 emplacamentos. Provando que, de fato, “herdou” o prestígio do Gol entre os veículos de frotas, mais da metade das vendas do Polo no mês passado foram fora do varejo – ou seja, vendas diretas para frotistas.
As vendas do Polo devem seguir embaladas por conta da Medida Provisória 1.175, criada pelo Governo Federal para baixar os preços dos carros e que eliminou impostos como ICMS e PIS/Cofins por prazo determinado. Assim que houve a divulgação da Medida Provisória, as fabricantes começaram a anunciar descontos. O Polo Track, anteriormente vendido por R$ 82.290, passou a ter preço sugerido de R$ 74.990. As outras cinco versões do Polo formam a tradicional “escada evolutiva” em termos de preços e equipamentos. As variantes manuais, que dividem o mesmo motor 1.0 de três cilindros aspirado flex de 84 cavalos e 10,3 kgfm de torque com câmbio de 5 marchas, são a Track e a 1.0 MPI (oferecida por R$ 78.390, já com os descontos). Também com câmbio manual, a intermediária 170 TSI (R$ 89.990) é movida por um motor 1.0 tricilíndrico turbinada flex de 116 cavalos e 16,8 kgfm de torque. No topo da linha, ficavam as automáticas Comfortline TSI (R$ 102.500) e Highline TSI (R$ 108.290) – ambas também adotam o motor 170 TSI, mas acoplado a um câmbio automático de 6 marchas. Em janeiro deste ano, surgiu a esportiva GTS com o motor 250 TSI, um 1.4 turbo de quatro cilindros com 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, com preço de R$ 146.790.
A versão mais básica do hatch da Volkswagen, produzida em Taubaté (SP), segue o “Family Look” da marca alemã. Na dianteira, enquanto as versões mais caras do Polo trazem um conjunto óptico inspirado no Golf europeu – composto por farol alto, baixo, sinalização diurna e luz de posição e direcional totalmente em leds –, na Track, o conjunto é halógeno. Os acabamentos cromados ou na cor da carroceria das versões mais caras dão lugar a revestimentos em preto fosco na Track, que vem com rodas de aço aro 15 com calotas pretas e pneus 185/65. Na traseira, as lanternas da Track são escurecidas e o logo da Volkswagen e o nome da versão estão centralizados na tampa do porta-malas. O Polo Track é disponível nas cores sólidas Preto Ninja (sem acréscimo de preço) e Branco Cristal (a do modelo testado, que aumenta R$ 900) e na as metálicas Prata Sirius e Cinza Platinum, com acréscimo de R$ 1.650.
A versão Track do Polo tem uma lista de equipamentos minimalista. Vem com bancos em tecido, alerta de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico e remoto das portas e preparação para rádio. O único opcional oferecido, por R$ 920, é o Rádio Media Plus II (presente no modelo avaliado), que inclui quatro alto-falantes, tomada USB tipo C e volante multifuncional. Em termos de conforto e segurança, o Polo Track traz quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais –, controle eletrônico de estabilidade, distribuidor eletrônico de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, Hill Hold Control (assistente para partida em subidas) e Isofix para cadeirinhas de criança.
Além das configurações mais básicas de Fiat Mobi e Argo, Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Renault Stepway e Kwid, Peugeot 208 e Citroën C3, um dos principais rivais do Polo Track é a versão 1.0 MPI do próprio Polo, que usa o mesmo “powertrain”. Por R$ 3.400 a mais, o 1.0 MPI acrescenta faróis de leds com luz de condução diurna de leds integrada, sistema de som “touchscreen” Composition Touch com App-connect (inclui quatro alto-falantes, tomada USB tipo C e volante multifuncional), computador de bordo, sistema de alarme com comando remoto (Keyless), sistemas de controle da perda de pressão pneus e de frenagem automática pós-colisão, revestimento da porta e lateral em tecido e maçanetas e carenagens dos retrovisores externos na cor do veículo.