O valor da experiência: potência do Polo Track
O propulsor 1.0 MPI aspirado que move a versão Track do Polo entrega 84 cavalos com etanol (77 cavalos com gasolina) e 10,3 kgfm com etanol (9,6 kgfm com gasolina)
- Data: 12/06/2023 19:06
- Alterado: 31/08/2023 21:08
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Volkswagen Polo Track 1.0 MPI
Crédito:Luiza Kreitlon/AutoMotrix
O propulsor 1.0 MPI aspirado que move a versão Track do Polo entrega 84 cavalos com etanol (77 cavalos com gasolina) e 10,3 kgfm com etanol (9,6 kgfm com gasolina). Apesar dos números comedidos de potência e torque, o 1.0 MPI consegue entregar um desempenho satisfatório quando bem orquestrado pelo câmbio manual de 5 marchas, com relações muito bem acertadas. Empurra bem os 1.054 quilos da opção mais barata do hatch compacto (desde que não se tenha preguiça de usar o câmbio) e preserva a sensação de consistência tradicional dos modelos germânicos. Uma característica que se expressa na precisão dos engates secos do câmbio mecânico e na direção elétrica, que torna-se mais rígida conforme o carro ganha velocidade.
Segundo a Volkswagen, o Polo Track acelera de zero a 100 km/h em 13,4 segundos com etanol e em 13,8 segundos com gasolina. A velocidade máxima fica em 169 km/h com etanol e 166 km/h com gasolina. Nada que passe nem perto da esportividade, mas a harmonia do conjunto motor/câmbio não transmite a sensação de morosidade encontrada em outros hatches com motorização 1.0 aspirada. Em termos de consumo, a Track também não faz tão feio. De acordo com o Inmetro, a configuração mais barata do Polo faz 9,3 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina na cidade e 10,5 km/l com etanol e 15 km/l com gasolina na estrada.
O Polo Track preserva algumas das boas tradições “herdadas” do bom e velho Golf que lhe deu origem na Alemanha, há quase 50 anos. Sempre foi um carro “bom de curva” e continua a entregar bons resultados nos trechos sinuosos. Nos mais de 20 anos de mercado brasileiro, sua suspensão já foi mais do que adaptada às duras condições das ruas e estradas locais – e a percepção de robustez que caracterizava o velho Gol parece ter sido reeditada no Polo Track. Mérito da moderna plataforma MQB e do conjunto suspensivo específico da Track, que transmitem equilíbrio e segurança.