Junho Vermelho: programa Caminhos para a Saúde realiza ação de conscientização
Iniciativa visa estimular as doações de sangue, que caem no inverno
- Data: 13/06/2023 13:06
- Alterado: 13/06/2023 13:06
- Autor: Redação
- Fonte: CCR
Crédito:CCR
Na semana do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira (14), o Programa Caminhos para a Saúde, gerenciado pelo Instituto CCR, realiza ação para a conscientização do público sobre a importância de doar sangue. Segundo o Ministério da Saúde, se uma pessoa ceder, no máximo, 450 ml de sangue, pode salvar até quatro vidas.
As atividades contemplam o Junho Vermelho, que simboliza o incentivo à doação de sangue, a fim de estimular o gesto solidário, que costuma cair consideravelmente, durante o inverno, nos hemocentros. Por essa razão, o Instituto CCR disponibiliza materiais nos postos fixos, nas ações itinerantes e mensais do Caminhos para a Saúde.
O programa é voltado para caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, por meio de cartazes fixados com informações e orientações de como realizar a doação de sangue. A equipe multidisciplinar do programa também está orientando o público sobre a iniciativa.
“A Saúde é um dos pilares do Instituto CCR. Por isso, estimulamos, por meio do programa Caminhos para a Saúde, ações que conscientizem o nosso público sobre a importância de ser solidário e doar sangue. Doar sangue é uma das mais poderosas ações em prol da vida, unindo cidadania, voluntariado e dedicação ao outro”, destaca Gabriela Reis, analista de Responsabilidade Social no Instituto CCR.
Doação de sangue
A iniciativa celebra a agenda do Junho Vermelho – a data foi criada em 2015 pelo Ministério da Saúde, para reforçar para a população de que doar sangue é um ato de amor ao próximo e cuidado com a vida.