Alesp aprova requerimento que pede ao STJ o cumprimento da pena de Robinho no Brasil
O requerimento do deputado estadual Thiago Auricchio foi aprovado por unanimidade
- Data: 14/06/2023 17:06
- Alterado: 31/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta quarta (14), requerimento de autoria do presidente do colegiado, deputado Thiago Auricchio, que pede ao STJ o rápido cumprimento da pena de Robinho.
“Os áudios revelados pela imprensa nesta quarta mostram o total desrespeito de Robinho com o caso e principalmente com a vítima. Não podemos ser omissos quanto a isso. O Brasil não pode aceitar passivamente essa impunidade”, explica o parlamentar.
Robinho e um amigo, Ricardo Falco, foram condenados em definitivo pela justiça italiana à pena única de nove anos de prisão pelo crime de estupro. Porém por não estar mais morando na Itália, onde atuou pelo Milan, o ex-jogador não teve sua condenação aplicada.
Como o Brasil não extradita seus cidadãos, o país europeu entrou no STJ e pediu a homologação da decisão e para que Robinho cumpra sua punição no País.
“É fundamental que a gente possa dar celeridade no andamento desses processos. O Brasil tem que dar esse exemplo em mais um caso envolvendo violência contra a mulher. Tenho certeza que o STJ terá sensibilidade com essa questão e a justiça será feita”, pontua Thiago Auricchio.
O requerimento do deputado estadual foi aprovado por unanimidade e será encaminhado para a ministra Maria Thereza Rocha de Assis, presidente do STJ.
Trechos obtidos durante a gravação de áudios de Robinho com seus amigos demonstram o total descaso do ex-jogador com o caso. “Por isso que eu estou rindo, eu não estou nem aí. A mina estava extremamente embriagada, não sabe nem quem eu sou”.