Feriado: 10 experiências gratuitas para aproveitar São Paulo
Com um pouco de criatividade e disposição, é possível animar seu dia com atividades de lazer simples, mas muito prazerosas
- Data: 06/06/2023 10:06
- Alterado: 06/06/2023 10:06
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Parque do Ibirapuera
Crédito:Rovena Rosa - Agência Brasil
São Paulo é uma cidade que oferece uma infinidade de opções de lazer e cultura para seus moradores e visitantes. Mas nem sempre é preciso gastar uma fortuna para se divertir por aqui! Afinal, quem não gosta de uma boa programação gratuita? Desde exposições e shows até parques e trilhas, a cidade tem uma série de atividades que não custam nada e podem ser aproveitadas por todos. Quer saber mais sobre essas opções? Confira as dicas abaixo:
Biblioteca de São Paulo & Biblioteca Parque Villa Lobos
A Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos são mais do que espaços dedicados à leitura. Elas oferecem programações para toda a família, incluindo atividades lúdicas e educativas nas brinquedotecas. Além disso, esses espaços são um verdadeiro convite para se desligar um pouco da correria do dia a dia e aproveitar bons momentos em um ambiente agradável e acolhedor. Com um acervo completo de livros para todas as idades, as bibliotecas ainda contam com espaços de leitura e estudo, teatro e até mesmo espaços verdes para um piquenique em família. O objetivo é proporcionar experiências únicas aos visitantes, incentivando o hábito da leitura e da cultura em um ambiente descontraído e divertido.
BibliON
A BibliON, uma biblioteca digital gratuita. O acervo inicial já oferecia mais de 15 mil títulos, e desde então a iniciativa vem expandindo sua coleção, que agora ultrapassa 17 mil obras. O serviço é acessível a todos os membros da comunidade e oferece uma ampla variedade de livros para leitura online, além de inúmeras atividades culturais, como podcast, oficinas, bate-papos e clube de leituras, tornando a leitura acessível à população. A disponibilização dos títulos em plataformas digitais de empréstimo permite que, por um lado, qualquer pessoa com conexão à Internet (seja no computador ou de forma móvel, em celular ou tablet) possa se conectar ao acervo e, depois, desfrutar da leitura sem necessidade de estar conectado – inclusive beneficiando-se de recursos de acessibilidade. Por outro, propicia que a distribuição do material, ainda que online e gratuita, aconteça de forma a garantir a proteção dos direitos autorais e da propriedade intelectual de todos os envolvidos na criação e na produção de cada obra.
Feira do Livro 2023
A segunda edição da Feira do Livro será realizada de 7 a 11 de junho, na Praça Charles Miller, em São Paulo. Na programação estão listados 60 renomados autores e autoras, entre eles destaca-se Patrícia Hill Collins, uma das pensadoras mais influentes da atualidade, a francesa Fátima Dass, o americano Jericho Brown e o francês Abdellah Taia. Além disso, haverá a presença de escritores brasileiros como Sueli Carneiro, Bianca Santana, João Silvério Trevisan, Aparecida Vilaça, entre outros. O evento é gratuito e conta com 94 tendas que oferecerão um mergulho no mundo dos livros. Para tornar a experiência ainda mais especial, a Biblioteca digital gratuita de São Paulo – BibliON – estará presente, proporcionando um incrível espaço de descanso e leitura. Não deixe de conferir e aproveitar para descobrir as novidades literárias.
Masp
Considerado o museu mais importante da América Latina, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) possui um acervo de mais de 10.000 obras de artistas nacionais e internacionais como Tarsila do Amaral, Portinari, Van Gogh entre outros. O prédio foi projetado pela arquiteta brasileira Lina Bo Bardi, a convite de Assis Chateaubriand, o empresário que fundou esta instituição particular sem fins lucrativos. Entre seus diferenciais também estão o vão livre de mais de 70 metros e a suspensão transparente dos quadros, podendo ser possível escolher o caminho de visitação e visualizar o verso das obras. O MASP está operando com a entrada gratuita às terças-feiras, das 10h às 20h (entrada até as 19h)
Pinacoteca
A Pinacoteca de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade e desde 1905 abre suas portas para mostrar com ênfase às artes visuais brasileiras. A Pinacoteca possui duas unidades que ficam bem próximas: Pina_Luz e Pina_Estação. A Pina_Luz é a mais conhecida e onde está um dos principais laboratórios do país de restauro e conservação. Com um acervo de mais de 11 mil peças de exposição permanente, com obras de Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Cândido Portinari entre outros artistas, o espaço também recebe exposições temporárias nas salas e nos pátios. Pina Estação tem entrada gratuita todos os dias e a Pina Luz tem entrada gratuita aos sábados.
Museu do Futebol
Visitar o Museu do Futebol é como mergulhar na história do povo brasileiro. Inaugurado em 2008, esse é um dos museus mais visitados no país. Totalmente acessível para pessoas com qualquer tipo de deficiência, o museu narra de forma interativa como o futebol se tornou parte da nossa cultura. Quinze salas temáticas compõem a exposição principal, além de espaços com exposições temporárias e da primeira biblioteca pública especializada no esporte. Lojinha e café completam a experiência. Tudo isso dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu. O Museu do Futebol tem entrada gratuita às terças-feiras.
Beco do Batman
Chegamos ao famoso Beco do Batman, um dos locais mais icônicos de São Paulo. Localizado na Vila Madalena, este charmoso bairro é uma verdadeira atração para quem busca arte, gastronomia e cultura. O Beco do Batman é repleto de grafites coloridos que enfeitam as ruas de São Paulo e atraem muitos visitantes. É um verdadeiro museu a céu aberto, com obras de artistas renomados e talentos em ascensão. Além disso, a Vila Madalena é conhecida por sua vibrante cena cultural, com bares, restaurantes e cafés que oferecem uma variedade de opções gastronômicas e musicais. É um local ideal para aproveitar com a família e amigos, fazer uma caminhada e explorar os diversos pontos da região.
Parque do Ibirapuera
Se tem um lugar que os paulistanos amam é o Parque Ibirapuera, um verdadeiro oásis no meio da cidade. Localizado no bairro da Vila Mariana, o parque é um convite para quem busca um pouco de natureza e tranquilidade em meio à agitação de São Paulo. Com uma extensa área verde, um grande lago com cisnes e uma ciclovia que o contorna, o Ibirapuera é um ótimo lugar para caminhadas, corridas, passeios de bicicleta e outras atividades esportivas. Mas não é só isso! Ao longo do ano, o parque recebe diversos eventos culturais e musicais, como shows, exposições e apresentações de teatro ao ar livre
Museu da Imigração
O Museu da Imigração do Estado de São Paulo fica no tradicional bairro da Mooca, localizado na zona leste da cidade. O edifício no passado era a sede da extinta Hospedaria de Imigrantes do Brás, que foi a primeira casa na capital paulista de milhares de estrangeiros e brasileiros de outros estados. A instituição hoje abriga e preserva as várias histórias desses imigrantes com grande acervo museológico e bibliográfico. Com exposições fixas, temporárias e itinerantes, o museu retrata e homenageia as cerca de 2,5 milhões de pessoas de 70 nacionalidades, etnias e origens que residiam na antiga hospedaria ao longo de 91 anos. Gratuito aos sábados.
Memorial da América Latina
O Memorial da América Latina é um espaço dedicado à cultura latino-americana. Nele, acontecem exposições, apresentações e conversas semanalmente. É um ótimo lugar para quem ama arte, cultura e história. Mesmo quem não se atrai por esses assuntos pode aproveitar o local, afinal, sua arquitetura cria uma bela paisagem na zona norte de São Paulo. O memorial já teve diversas funções ao longo da sua história, tendo sido até mesmo a sede do Parlamento Latino-Americano por alguns anos. Hoje em dia, é um local para celebrar a história e as produções artísticas da América Latina.