CPS e Intel se unem para oferecer programa de IA a jovens da rede pública
Iniciativa global que visa levar ensino de inteligência artificial para 30 milhões de estudantes de 30 nacionalidades chega ao País por meio da capacitação de professores de Etecs e Fatecs
- Data: 15/06/2023 14:06
- Alterado: 15/06/2023 14:06
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Equipes do CPS e da Intel durante cerimônia de entrega de certificados a participantes do treinamento
Crédito:Rodrigo Guerra
A Intel e o Centro de Paula Souza (CPS), órgão do Governo do Estado de São Paulo que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, anunciam a conclusão dos treinamentos para implementar, pela primeira vez no Brasil, o Intel® AI For Youth – programa que tem como objetivo ensinar habilidades de inteligência artificial (IA) de maneira inclusiva para jovens. A parceria permitirá a capacitação de estudantes de Etecs e Fatecs para preencher o gap de um setor que necessita cada vez mais de profissionais qualificados: a área de tecnologia da informação (TI).
Cerca de 40 professores foram treinados no modelo train-the-trainer, uma estrutura que possibilita aos instrutores capacitados multiplicar os conhecimentos com outros educadores. Assim, os docentes poderão ensinar aos alunos conceitos sobre entendimento de IA, uso de ferramentas e criação de soluções. A cerimônia de encerramento do curso foi realizada nesta quinta-feira (15), na sede da Intel, na Capital, com a entrega dos certificados aos participantes.
“A parceria entre a Intel e o CPS trará novas oportunidades de aprimoramento para nossos alunos e professores. É uma honra estar entre os principais parceiros internacionais da Intel® AI For Youth, uma iniciativa que permite aos jovens aumentar as possibilidades de inserção e atuação na área de tecnologia”, afirma Laura Laganá, diretora-superintendente do CPS.
Escala global
A tendência do mercado mundial de tecnologia é crescer exponencialmente nos próximos anos, com destaque especial para o Brasil. Neste contexto, o segmento de inteligência artificial deve aumentar anualmente cerca de 20% até 2024, o que gerará um incremento de 22,4% de vagas voltadas para profissionais de IA até 2029, segundo pesquisa do Departamento para o Desenvolvimento Econômico e da Força de Trabalho da instituição de ensino norte-americana Maricopa County Community College District (MCCCD).
“Em 2020, assumimos o compromisso de colaborar com governos de 30 países e 30 mil instituições em todo o mundo para capacitar mais de 30 milhões de pessoas com habilidades de inteligência artificial até 2030. Atualmente, expandimos a Intel® Digital Readiness Programs globalmente, colaborando com 27 países, permitindo 23 mil instituições e capacitando mais de 4 milhões de pessoas”, explica Gisselle Ruiz Lanza, diretora-geral da Intel para América Latina.
Como funciona
Com duração de 20 horas, o treinamento de instrutores aborda 33 módulos diferentes em quatro estágios principais do currículo do Intel® AI For Youth: inspirar, adquirir, experienciar e empoderar. A partir da capacitação, os professores poderão aplicar os conhecimentos em sala de aula por meio de metodologias ativas de aprendizagem, em que os alunos são estimulados a resolver desafios reais do mercado utilizando a inteligência artificial.
O Intel AI For Youth capacita jovens de 13 a 19 anos a criarem seus próprios projetos de impacto, adquirindo habilidades em ciência de dados, visão computacional, codificação, e no entendimento da construção de soluções de IA. Hoje, o projeto está presente em 27 países, incluindo outras localidades da América Latina, como Argentina, Costa Rica e México.