Gastronomia e literatura são destaques na programação da JHSP
Japan House São Paulo promove diversas atividades gratuitas no ambiente presencial e online
- Data: 15/06/2023 17:06
- Alterado: 15/06/2023 17:06
- Autor: Redação
- Fonte: JHSP
Obra "Explore Japan" faz parte da exposição "Japão em miniaturas"
Crédito:Tatsuya Tanaka
Durante a segunda quinzena de junho, a programação da Japan House São Paulo promove diversas atividades gratuitas no ambiente presencial e online com destaque às visitas mediadas à exposição em cartaz “Japão em miniaturas – Tatsuya Tanaka”, além de oficina infantil, Ciclo de mangá, Clube de Leitura e palestra sobre gastronomia.
Durante as visitas mediadas pela mostra, a equipe do educativo da JHSP promove diálogos e trocas de experiências sobre detalhes e curiosidades da cultura e cotidiano japonês retratado de maneira lúdica pelas obras do fotógrafo e artista de miniaturas Tatsuya Tanaka. As atividades acontecem nos dias 20, 22, 27 e 29 de junho, às 15h. Ainda relacionada a essa exposição, a instituição promove a Oficina Infantil: Japão em miniaturas no dia 18/06, sobre a criação de miniaturas inspiradas pelo mitate, conceito utilizado pelo artista em sua exposição. Para dar vida à brincadeira, as crianças conhecerão os pontos turísticos do Japão representados por Tanaka, e criarão suas próprias versões de miniaturas retratando os lugares apresentados. A oficina acontece às 11h e às 14h, e os interessados precisam retirar senhas distribuídas 30 minutos antes da atividade na recepção da JHSP.
Para os amantes do universo literário, o Ciclo de Mangá promove um encontro presencial no dia 24, às 15h, para falar sobre a história do mangá de Yoshihiro Togashi, “Yu Yu Hakusho”, cuja animação foi um grande sucesso no Brasil no final dos anos 90 e começo dos anos 2000. Nela, o estudante Yusuke Urameshi acaba morrendo ao salvar um garotinho de um acidente, mas, como sua morte não era esperada pelo Mundo Espiritual, a ele é dada a chance de voltar à vida caso consiga passar pelo Teste da Ressurreição. Acompanhado de Botan, a guia do Mundo Espiritual, Yusuke se torna um detetive e vive diversas aventuras até poder retornar ao seu corpo. Durante a leitura do mangá, atualmente relançado pela editora JBC, a ideia é discutir a relação entre o mundo terreno e o mundo espiritual no Japão, além de saber mais sobre as referências que influenciaram na criação da obra. Para participar é necessário retirar senhas distribuídas 30 minutos antes da atividade na recepção da JHSP.
Já o Clube de Leitura JHSP+451 deste mês traz o lançamento da editora Companhia das Letras, “Primeira pessoa do singular”, do renomado autor contemporâneo japonês Haruki Murakami. O título reúne oito contos, narrados em primeira pessoa por um escritor que personifica o próprio Murakami, e permeados por múltiplas obsessões, o jazz, a música clássica, os Beatles, o beisebol, as memórias desconcertantes e até um macaco falante, para abordar, de forma poética e delicada, sentimentos como o amor, a melancolia e a solidão. Para participar do evento online que acontece no dia 29 de junho a partir das 19h, com transmissão via plataforma Zoom, é necessário realizar uma inscrição prévia pelo link e aguardar as instruções por e-mail.
Destaque gastronômico da programação, a palestra “JHSPGastronomia – Katsuobushi: técnica que atravessa séculos e oceanos”, reúne especialistas para um bate-papo sobre a arte milenar do “peixe bonito seco”, o katsuobushi, iguaria muito utilizada na culinária japonesa, sua técnica, produção e variados usos. No encontro estarão presentes Yusuke Sezaki (representante da fabricante japonesa de katsuobushi, Kaneshichi Shoten), Rodolfo Vilar (idealizador do Projeto A.mar, iniciativa brasileira para o estudo e resgate de técnicas de conservação de pescados), e a chef Telma Shiraishi (responsável pelo restaurante Aizomê e Embaixadora para Difusão da Cultura e Culinária Japonesa). O evento será realizado no formato híbrido no dia 27 de junho, às 19h, com tradução simultânea japonês-português e transmissão ao vivo no YouTube da JHSP. Interessados em participar presencialmente deverão retirar senhas na recepção da JHSP a partir das 17h30.