Ações sociais ganham espaço em estações do Metrô de São Paulo
Entre uma viagem e outra, passageiros podem obter orientações sobre oportunidades de emprego e estágios
- Data: 19/06/2023 09:06
- Alterado: 19/06/2023 09:06
- Autor: Redação
- Fonte: Metrô
Crédito:Divulgação
O Programa Metrô Social tem diversas ações de cidadania agendadas para os próximos dias em suas estações.
ATENÇÃO PARA A CIDADANIA
A Unidade Móvel de Cidadania LGBTQIAP+ estará nas estações Camilo Hadadd, na Linha 15-Prata na segunda-feira (19), das 12h às 17h, e na Santos-Imigrantes, na Linha 2-Verde na quinta-feira (22), das 13h às 18h, ambas na área externa. A ação visa atender vítimas de violência, preconceito e discriminação. A Unidade Móvel terá como viés promover a cidadania da população LGBTIQIAP+, oferecendo orientação jurídica, psicológica e de serviço social, além de acompanhamento para realização de boletins de ocorrência e outras orientações. Todo o atendimento é gratuito.
OPORTUNIDADES DE ESTÁGIO
Na estação Brigadeiro, na Linha 2-Verde, na área paga, na terça (20) e na quarta-feira (21), das 11h às 16h, profissionais do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, atenderão jovens a partir de 14 anos interessados em realizar cadastramento para vagas de estágio e aprendizagem. Eles poderão, ainda, atualizar o cadastro, recuperar senha, além de receber orientações profissionais. A ação irá auxiliar os estudantes no cadastramento, para terem acesso aos cursos, vagas e eventos disponíveis no Portal do CIEE.
EMPREGABILIDADE
De quarta (21) a sexta-feira (23), das 9h às 15h, na área externa da estação Tucuruvi, na Linha 1-Azul, os passageiros poderão receber orientações e encaminhamento para vagas de emprego. Profissionais do CATe (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) farão uma avaliação do perfil dos interessados, além do auxílio para a carteira digital.
CUIDADOS COM A SAÚDE
Na estação Vila Madalena da Linha 2-Verde, na sexta-feira (23), das 10h30 às 12h, será desenvolvida pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD II Vila Madalena – PROSAM /Secretaria Municipal da Saúde, uma campanha de prevenção à dependência química. Os passageiros terão informações e acolhimento, visando uma avaliação do padrão de consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
MOMENTO PARA A CULTURA
No sábado (24), para atender aos passageiros que gostam de uma boa leitura e estiverem embarcando ou desembarcando na estação Guilhermina-Esperança, na Linha 3-Vermelha, a BIBLIOSESC, a biblioteca móvel do SESC, permanecerá estacionada entre 10h e 16h ao lado da estação. A iniciativa visa incentivar a leitura por meio do empréstimo gratuito de livros, jornais e revistas.
O Metrô de São Paulo, empresa de transporte público, amplia sua relação com a sociedade por meio de iniciativas como essas.