Sesc São Paulo realiza o FestA! – Festival de Aprender com mais de 500 atividades
A programação acontece de 7 a 16 de julho em todas as unidades do Sesc na capital, interior e litoral; As atividades são gratuitas
- Data: 28/06/2023 15:06
- Alterado: 28/06/2023 15:06
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc São Paulo
Crédito:Divulgação
O FestA! – Festival de Aprender acontece em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo, entre os dias 7 e 16 de julho. São mais de 500 atividades entre cursos, oficinas, bate-papos, vivências, feiras, intervenções urbanas e demonstrações em técnicas como pintura, escultura, arte digital, marcenaria e costura, entre outras. Esta é a sexta edição do festival, que reúne atividades voltadas às artes visuais e tecnologias e que buscam celebrar os processos de aprendizado e experimentação. A programação é gratuita e livre para todos os públicos e pode ser acessada em sescsp.org.br/festa.
Um dos eixos temáticos desta edição do FestA! é a valorização do fazer manual e dos exercícios de criatividade como forma ativa de aliviar o estresse e outras pressões do dia a dia, em busca de mais bem-estar e qualidade de vida. As pessoas são convidadas a festejar o convívio e a coletividade. Além disso, a produção artesanal e de mestres do saber – principalmente daqueles ligados à temas que dialogam com a diversidade – são foco da pesquisa temática de diversas programações. As atividades são lúdicas, formativas e intergeracionais, que permitem a participação e fruição de grande volume de público. O FestA! traz também cursos, oficinas e vivências que buscam um ineditismo e que sejam inusitadas para o público convidando as pessoas para a ação prática, ao ‘faça você mesmo’ e à experimentação.
As atividades são desenvolvidas em diversas áreas temáticas, entre elas artes gráficas, artesanais e ofícios tradicionais, técnicas construtivas e tridimensionais, audiovisual, imagem e som, têxtil e moda, ciência e tecnologia, cultura geek, HQ e games, teorias e história da arte.
O que encontrar na programação do FestA!
Entre os destaques da programação, estão as de temáticas da negritude e dos povos originários. A arquiteta mineira Gabriela de Matos, que acaba de receber o Leão de Ouro pela Bienal de Arquitetura em Veneza (ITA), é curadora de um ciclo de debates que acontece no Sesc Pompeia, culminando no lançamento do Instituto de Fomento à Arquitetura Afro-Brasileira.
Ainda na programação de referência afro-brasileira, está a “Vivência de Joalheria Afrodiaspórica”, com Cynthia Mariah, no Sesc Belenzinho, que traz um primeiro contato com o universo do design de joias autorais, como possibilidade de iniciar um pequeno negócio e, também, propiciando um resgate de fazeres manuais, priorizando o consumo consciente sobre os processos e seus valores.
No Sesc Consolação, o flautista indígena Pedro Karaí Ruvixa apresenta a oficina “Construção de instrumentos sagrados e Vivência sonora e sensorial com musicoterapia nativa”, com o intuito de sensibilizar os participantes e fortalecer sua conexão pessoal por meio do som de instrumentos nativos. O coletivo Manifesto Crespo apresenta, na unidade Bom Retiro, a oficina Estampando Saberes, com um curso em que propõe a investigação e criação de uma estampa a ser confeccionada.
Artes Manuais e Tecnologias
Para quem gosta de crochê, a unidade Florêncio de Abreu promove o “Crochetaço”, com o Coletivo Meiofio que, entre pontos e trocas de saberes, ministra uma conversa sobre a transformação dos espaços, pertencimento, protagonismo, por meio do movimento yarn bombing (termo em inglês para bombardeio de fios). Eles trazem a arte em forma de street art, que intervém em objetos de espaços comunais com tecidos através do fazer e tecer manual.
O Sesc Santana promove a “Ocupação Interativa Com Experimentos Científicos”, na qual o público interage com um acervo de experimentos que exploram diversas áreas da ciência, como óptica, acústica, eletricidade, magnetismo e astronomia. Outra oficina que a unidade promove é a “Robôs Solares”, que pretende introduzir o público no mundo da eletrônica de maneira simples e divertida, criando brinquedos robóticos que se movimentam pela luz solar.
Para quem está em Osasco, a exposição interativa Experimentos Científicos na Feira da Viela no Sesc Osasco, com os educadores da Experimentotrash, convida o público a interagir com um acervo de experimentos que exploram diversas áreas da ciência, como óptica, acústica, eletricidade, magnetismo e astronomia.
Feiras de publicações, artes gráficas e outras
Ainda entre os destaques da programação, há diversas feiras dedicadas a publicações e outros temas. Dentre elas, a Feira de Artes Gráficas e Publicações Independentes, no Sesc Bauru, com a participação de 14 artistas, coletivos e editoras independentes. Já o Sesc Santo André promove a Feira de Artes Manifesta, que conta com a participação de 12 artistas e artesãos do ABC. No Sesc São Caetano acontece a Festa! Geek – Feirinha de Artistas da Cultura Geek, com 10 artistas. O Sesc Sorocaba apresenta a Feira de Publicações Independentes e Impressos Artesanais, com pequenas publicações manuais ou independentes.
Já no Sesc 24 de Maio, uma feira de games (Festival Jogatório) trará game tests, palestras e a possibilidade de conversar diretamente com mais de 40 profissionais de diversas regiões do país que trabalham criando e produzindo games no Brasil. E juntando tecnologias ancestrais e democratização dos conhecimentos populares, o Sesc Jundiaí realizará uma Feira de Saberes, onde os curiosos poderão conhecer, relembrar ou aprender com as artesãs e artesãos presentes.
Como participar
As atividades são sempre gratuitas e as informações sobre participação podem ser conferidas diretamente no portal sescsp.org.br/festa ou perfis das unidades nas redes sociais.
Há atividades com participação livre ou distribuição de senha diretamente no local, com 30 minutos de antecedência.
No caso das atividades que acontecem com inscrição prévia, as vagas ficam disponíveis a partir do dia 5 de julho, 17h. As inscrições são realizadas exclusivamente pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br.