Grupo JCA adquire 485 ônibus Mercedes-Benz para renovação de frota
Mais de 120 unidades receberão carroçarias Double Deck, fazendo do cliente o maior operador desses ônibus rodoviários de dois andares
- Data: 20/06/2023 13:06
- Alterado: 20/06/2023 13:06
- Autor: Redação
- Fonte: Mercedes-Benz
Novos ônibus se destacam pela tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz para atendimento à legislação de emissões Euro 6
Crédito:Mercedes-Benz
O Grupo JCA adquiriu 485 ônibus Mercedes-Benz para renovação de frota, a serem encarroçados pela Marcopolo. Mais de 120 unidades receberão carroçaria Double Deck, fazendo do cliente o maior operador de Double Deck do País, com cerca de 500 unidades. Os novos ônibus começam a ser entregues a partir deste mês de junho.
O Grupo JCA é composto pelas empresas de transporte rodoviário de passageiros Catarinense, Cometa, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão; Opção Turismo e Fretamento; e Rápido Macaense de transporte urbano e rodoviário.
“Esta expressiva venda para o Grupo JCA nos traz dupla satisfação. Em primeiro lugar, por nos dar a oportunidade de novamente atender um grupo de empresas que são referências no transporte rodoviário e urbano de passageiros no Brasil e que atestam, mais uma vez, sua confiabilidade nos produtos da nossa marca”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Em segundo lugar, porque a escolha dos nossos ônibus para essa grande renovação de frota reafirma o alto padrão de qualidade que entregamos aos nossos clientes. Destaco especialmente a tecnologia BlueTec 6 para atendimento à rigorosa norma Euro 6 de controle de emissões e o pacote cada vez mais completo de segurança ativa, que reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental e com o ecossistema do transporte responsável”.
Grupo JCA optou pela renovação com veículos Euro 6
“Segurança e conforto aliados à sustentabilidade são pilares das operações do Grupo JCA. Havíamos planejado parte desta renovação para o ano passado, mas decidimos aguardar a implantação do padrão Euro 6 e optamos nessa compra pelos chassis da Mercedes-Benz, já equipados com a nova motorização, capaz de oferecer uma redução significativa em emissões, com a mesma confiabilidade, robustez e desempenho, para oferecermos o que há de mais inovador em nossas viagens”, diz Marcelo Antunes, Conselheiro do Grupo JCA.
O diretor-presidente do Grupo JCA, Gustavo Rodrigues, ressalta que o investimento de cerca de R$ 500 milhões foi feito mesmo com o mercado ainda se recuperando dos tempos de pandemia. “Consideramos essencial esse investimento para aprimorar a experiência dos nossos clientes. Ainda não alcançamos os patamares pré-pandemia, mas esse investimento na frota vai ser refletido na satisfação dos passageiros”.
Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI & Marketing da Marcopolo, celebra a aquisição e destaca que “estamos em um período positivo e acompanhamos a expansão dos negócios de empresas focadas no transporte de passageiros. O aumento da procura por viagens rodoviárias, o retorno das pessoas às atividades presenciais e o otimismo gerado pelo fim do isolamento, são oportunidades para compra de novos ônibus e a renovação das frotas para garantir o conforto e segurança dos passageiros”.
Tecnologia BlueTec reduz as emissões de poluentes
A linha 2023 de chassis de ônibus Mercedes-Benz se destaca no mercado pela exclusiva tecnologia BlueTec 6 de pós-tratamento de emissões, que atende à nova legislação Proconve P8 (Euro 6). Esta solução robusta, eficiente e confiável da marca assegura redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e de 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5).
O BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo drasticamente as emissões de poluentes.
Pacote de segurança com 21 itens de avançadas tecnologias
A linha Mercedes-Benz O 500 de chassis de ônibus rodoviários inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, bem como para operações de fretamento e turismo. A oferta inclui versões de tração 4×2, 6×2 e 8×2, tanto para carroçarias convencionais, como para High Decker e Double Decker.
O notável pacote de avançadas tecnologias dos ônibus rodoviários Mercedes-Benz
O 500 ganhou 10 novos recursos na linha 2023:
ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta ciclistas e pedestres em movimento.
SGA, assistente de ponto cego, que alerta o motorista quanto à presença de obstáculos do lado direito do veículo.
IHC, controle inteligente de farol alto, o qual garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via.
Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas.
Sistema auxiliar de freio Intarder, Retarder de última geração.
Freio de estacionamento com comando eletrônico.
ESS, sinalização de parada de emergência.
Aviso de atar cinto de segurança para o motorista.
Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada.
Preparação para inibidor de partida.
11 itens de segurança já disponíveis para O 500 rodoviários:
ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.
LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.
TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
Piloto automático de velocidade.
Sistema de auxílio em rampa.
Top-Brake – sistema auxiliar de freio.
Sistema anti-tombamento.
EBS – sistema eletrônico de freios.
ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
ESP – controle eletrônico de estabilidade.
Freio a disco ou tambor.