SP Gastronomia acontece no Parque Villa-Lobos

Primeira edição do evento começou nesta quinta (29) e segue até o dia 2 de julho

  • Data: 30/06/2023 10:06
  • Alterado: 30/06/2023 10:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
SP Gastronomia acontece no Parque Villa-Lobos

SP Gastronomia

Crédito:Reprodução - O Globo

Você está em:

O prefeito Ricardo Nunes abriu nesta quinta-feira (29) a primeira edição do SP Gastronomia exaltando a vocação da capital para sediar grandes eventos e também a diversidade do evento, que tem apoio da Prefeitura de São Paulo é realizado no Parque Villa-Lobos até o dia 2 de julho. O SP Gastronomia promete ser um dos maiores festivais desse tipo do país. O evento reune culinária de alta qualidade, shows diários e bate-papo com chefs consagrados e pequenos produtores.

“São Paulo é a grande capital mundial da gastronomia, não tem lugar no mundo em que a gente possa usufruir de todos os tipos de culinária, de cozinha, como em aqui em São Paulo”, disse Nunes. “Esse evento não deixou de prestigiar aquelas pessoas que fazem as suas ações da agricultura familiar. É uma diversidade gastronômica muito bacana, de todos os gostos, mas também de todos os aspectos”, afirmou.

O SP Gastronomia é uma realização O Globo e CBN. Os ingressos do primeiro lote custam a partir de R$ 35 (meia entrada), e R$ 70 (inteira). Assinantes O Globo e Valor Econômico terão 50% de desconto na compra de ingresso, considerando o valor da inteira (até 2 ingressos por CPF). Crianças de até 10 anos não pagam. A Prefeitura participa do evento com um estande próprio para oferecer informações e serviços sobre programas gratuitos, roteiros e pontos turísticos da cidade, por meio a Secretaria Municipal do Turismo.

O apoio ocorre também por meio do Cozinha Escola, programa da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, e do Observatório da Gastronomia, ambos vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que capacita a população em uma das áreas que é vocação da cidade e se destaca pela empregabilidade.

A Fundação Paulistana, também da Prefeitura, está no estande, onde oferece informações sobre os cursos de qualificação profissional, como os de gastronomia e sustentabilidade, além de acompanhar a parte técnica de alunos egressos do Programa Cozinha Escola, que terão a oportunidade de trabalhar durante o evento, como experiência prática do aprendizado nos cursos.

Por meio da Ade Sampa, da Secretaria Municipal do Trabalho, 20 micro e pequenos empreendedores do município foram selecionados, por meio de edital, para venda e exposição de produtos artesanais e da agroindústria.

“Essa oportunidade é para mostrar que é possível cultivar as frutas e gerar renda, vivem em harmonia com o meio ambiente e ter qualidade de vida”, disse o agricultor familiar Junior Maggini, que divide com a mãe o Recanto Maggini, onde cultiva frutas nativas da mata atlântica e produz geleias, licores, cachaça.

A produtora de doces caseiros Gislaine Ricci também aprovou a iniciativa da Prefeitura de levar os pequenos produtores. “É muito bom para nós produtores, é uma visibilidade grande, não só para São Paulo, mas para o Estado inteiro”, disse.

Quem foi visitar o evento no primeiro dia também aprovou. O engenheiro Aloisio Prado elogiou o fato de ter vários restaurantes. “Acho fantástico poder conhecer restaurantes que estão fora da nossa região, de repente a gente não passa nem perto de alguns restaurantes e aqui a gente pode provar cada um.”

A chefe de cozinha Daniela França Pinto, que aproveitou para curtir o evento, também aprovou. “Está muito bem estruturado, agradabilíssimo, a escolha dos restaurantes foi muito bacana, um bom mix, acho que vai ser diversão na certa, o lugar muito bem localizado”, disse.

Seleção de expositores

Quem visitar o evento encontrará, entre outras atrações, os restaurantes Capim Santo, da chef Morena Leite, Espaço Arimbá, da chef Angelita Gonzaga, e Família Kariri, da chef Fran, selecionados em ação da Prefeitura de São Paulo. O chef Vinícius Rojo, que é membro do Observatório da Gastronomia, também estará presente. Em eventos como este, além de indicar, a entidade também contribui na divulgação e presta suporte aos candidatos no processo de inscrição e envio de documentos.

Já a Ade Sampa levará ao Parque Villa-Lobos produtores alimentícios familiares e artesanais, como expositores. Ao todo, 17 microempreendimentos irão oferecer seus produtos orgânicos, petiscos, antepastos, salgados, condimentos, molhos, geleias, doces, bolos, chocolates, sorvetes, frutas, grãos e até sucos e cachaças. O Observatório da Gastronomia também foi responsável por apontar alguns destes, como o Recanto Jakinha Orgânicos, o Recanto Magini e o Rancho Inhame Bravo.

Oficinas gastronômicas

O público também pode participar de oficinas oferecidas pela Ade Sampa no evento, durante o final de semana. Na sexta-feira (30), das 17h às 18h, a produtora agroecológica especialista em Plantas Alimentícias Não Convencionais de Parelheiros, junto ao chef Gustavo Rodrigues, nascido e criado na mesma região, apresentam “As PANCs no mundo caipira”. Com o preparo de uma receita de Pastéis de Angu recheados com coração de bananeira e carne, a aula demonstrativa é seguida da degustação do prato. Ao final da aula será sorteado um prato no stand do restaurante Lobozó no SP Gastronomia.

Já no sábado (1), das 13h às 14h, a oficina “Realixo e Sítio Sampa: Economia circular e regenerativa para todos” vai abordar a produção e armazenamento de hortaliças e temperos, além de trazer características do método de produção orgânico e a importância da destinação dos resíduos orgânicos das cozinhas (de casa ou restaurante) para a compostagem. Quem apresenta são Guilherme e Vivian Schoeffer (Sítio Sampa) e João Baptista M. Alencar (Realixo), ambas startups aceleradas pelo Programa Green Sampa.

Outras atrações

A Prefeitura da capital conta com um estande próprio no SP Gastronomia para oferecer informações e serviços sobre programas gratuitos, roteiros e pontos turísticos da cidade.

Além das iniciativas públicas, os participantes terão acesso a restaurantes que passaram pela curadoria da jornalista gastronômica Luiza Fecarotta, como o HotPork, dos mesmos donos da Casa do Porco, os chefs Jefferson Rueda e Janaína Rueda; Nelita, Mag Market e Riso.e.Ria, da chef Tássia Magalhães; Osso, do chef peruano Renzo Garibaldi; Tasca da Esquina, do premiado chef lisboeta Vitor Sobral; Dalva e Dito, do chef Guerra; Più, do chef Marcelo Laskani; entre outros.

O público ainda vai poder se divertir com shows de Arnaldo Antunes (29/6), Acadêmicos do Baixo Augusta com participação de Simoninha (30/6), Ritaleena e Acadêmicos do Grande Rio (1/7), Mariana Aydar e Toni Garrido (2/7) no palco TIM 5G.

Serviço:

SP Gastronomia
Dias: 29/06 a 02/07 (quinta-feira a domingo)
Local: Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Prof Fonseca Rodrigues, 2001.
Horários: Quinta-feira, das 17h30 às 22h; Sexta-feira, das 16h às 22h; Sábado e Domingo, das 12h às 22h
Mais informações em: www.spgastronomia.com

Oficinas gastronômicas
Dia 30/06 – 17h às 18h
Oficina 1: As PANCs no mundo caipira. Por Gustavo Rodrigues e Valéria Macoratti
Dia 01/07 – 13h às 14h
Oficina 2: Realixo e Sítio Sampa: Economia circular e regenerativa para todos.

Compartilhar:

  • Data: 30/06/2023 10:06
  • Alterado:30/06/2023 10:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados