Diadema é destaque no Prêmio Divos e Divas Trans
Ações premiadas envolvem criação de Coordenadoria de Diversidades, ação de advogado diademense na retificação de nomes de pessoas trans e combate ao preconceito
- Data: 30/06/2023 16:06
- Alterado: 31/08/2023 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Caravana de Diadema: União contra o preconceito
Crédito:Divulgação
Na noite desta quinta-feira (29), a população LGBT+ compareceu em massa ao Teatro Carlos Gomes, em Santo André, para a cerimônia de premiação do oitavo Prêmio Divos e Divas Trans. Dentre os premiados, vários representantes de Diadema.
“Esse prêmio é uma ação de inclusão social que resgata exemplos de lutas por direitos humanos e contra o machismo, a homofobia e a transfobia,” explicou Marcelo Gil, presidente da ong ABCD’S, responsável pelo prêmio. “Recebemos indicações e depois há uma votação. Diadema foi a mais votada, por ter esse trabalho direcionado e por já mostrar avanços, mesmo em tão pouco tempo. Definitivamente, Diadema ganhou o respeito de todas as cidades da região.”
O principal agraciado foi Robson de Carvalho, coordenador de Políticas Públicas de Cidadania e Diversidades, a única coordenadoria do gênero no ABCD.
“A importância desse prêmio é justamente dar visibilidade às ações da Coordenadoria em Diadema, como a implantação do Ambulatório DiaTrans, a campanha Diadema de Todos e a Ouvidoria contra crimes de homofobia e transfobia,” pontuou Robson. “Esse já é o segundo ano seguido que recebemos este prêmio, o que já aponta Diadema como referência em políticas LGBT+ na região. Diadema é a única cidade do ABCD a ter uma coordenadoria responsável pelas pautas LGBT+, o que mostra que aqui damos vez e voz à nossa população.”
Segundo Robson, só este ano, a coordenadoria dialogou com 450 comerciantes da cidade, em uma sensibilização contra o preconceito; atendeu presencialmente mais de 400 pessoas; levou ao ambulatório 276 travestis e transexuais; encaminhou mais de 200 LGBT+ ao mercado de trabalho e 85 a cursos profissionalizantes da Florestan Fernandes e ao EJA. “Isso é acolher e ouvir as demandas da população,” concluiu ele.
Em seu discurso, o coordenador agradeceu à gestão do prefeito Filippi, por sempre dar espaço às políticas LGBT+, ao secretário de Segurança Alimentar Gel Antônio, por apoiar a população LGBT mais vulnerável e o Professor Marcondes da Silva Santos, da Escola Estadual Fábio Eduardo Ramos Esquivel, por abordar a questão LGBT em sala de aula. Recentemente, o Prof. Marcondes levou seus alunos à estreia do webdocumentário “Vozes do Orgulho”, com total apoio da escola e dos pais.
O advogado Iggor Felipe de Lima Moreira também foi premiado por seu trabalho de ampliação dos direitos de acesso à cidadania, ao ajudar na retificação do nome de 380 pessoas trans, travestis e não-binárias. “Quero levar esse trabalho a todo o ABCD, para que as pessoas tenham subsídio para ir direto aos cartórios fazer a retificação de nome, sem custos,” afirmou ele.