Destaques da música nacional e internacional embalam a Rádio MEC
Emissora pública tem programação exclusiva nas atrações desta semana
- Data: 03/07/2023 16:07
- Alterado: 03/07/2023 16:07
- Autor: Redação
- Fonte: Rádio MEC
Estúdio da Rádio MEC no Rio de Janeiro
Crédito:Fernando Frazão / Agência Brasil
Edições exclusivas dos programas Jazz Livre, Áurea Música, Som Infinito, Ópera Completa e Circular Brasil apresentam nesta semana, na Rádio MEC, atrações de destaque. Ao longo dos próximos dias, os ouvintes da emissora pública contam com seleções musicais de grandes compositores brasileiros e internacionais, em gravações históricas ou recém-lançadas.
Na segunda-feira (3), às 21h, o Jazz Livre exibe ao vivo uma playlist inspirada em dois grandes festivais que acontecem durante o verão europeu. Um deles é o Montreux Jazz Festival, na Suíça, e o outro é o Copenhagen Jazz Festival, na Dinamarca.
Na manhã de domingo (9), o Áurea Música traz, às 6h, uma seleção de peças vocais e instrumentais do barroco francês. A atração apresenta obras de Lully, Couperin, Lambert e outros compositores.
Em seguida, às 7h, o Som Infinito destaca uma compilação de ofertórios gregorianos ditos “grandes” ou “prolixos”, caracterizados pela restituição dos versículos que foram suprimidos a partir do século XII. Essas obras com temática penitencial foram registradas segundo uma interpretação apoiada nos manuscritos do século X, que contém as peças executadas na gravação apresentada neste programa dedicado aos grandes ofertórios gregorianos. A interpretação é do conjunto Les Chantres du Thoronet, que atua sob direção de Damien Poisblaud.
À tarde, o Ópera Completa exibe, às 15h, uma das gravações mais recentes de “La Bohème”, lançada em abril de 2022. A interpretação do clássico de Giacomo Puccini conta com Merunas Vitulskis, John Molloy, Ben McAteer e regência de Sérgio Alapont.
E às 21h, o Circular Brasil abre a edição com a tradicional Orquestra Tabajara e faixas do disco “Anos Dourados Vol.6 – Tabajara visita Sinatra”. Em seguida, os ouvintes vão matar as saudades do acordeonista Sivuca, um dos mais importantes sanfoneiros da história da música brasileira, com obras do CD “Sempre”. O programa encerra com o som cheio de balanço e bom gosto do baixista e compositor Arthur Maia, com faixas de um álbum gravado ao vivo.