RMSP sofre queda brusca de temperatura e sensação térmica deve chegar a 6°C

Defesa Civil do Estado divulga previsão de baixas temperaturas, que variam entre mínimas de 6°C a 10°C, para esta segunda-feira (3) e se estende até quarta-feira (5)

  • Data: 03/07/2023 17:07
  • Alterado: 03/07/2023 17:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Defesa Civil do Estado de São Paulo
RMSP sofre queda brusca de temperatura e sensação térmica deve chegar a 6°C

Crédito:Governo do Estado de São Paulo

Você está em:

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta toda a população para uma frente fria que se aproxima para algumas regiões do estado e vai derrubar significativamente as temperaturas.

A queda brusca nos termômetros está relacionada a uma massa de ar fria e aos ventos que ainda sopram do quadrante sul, fazendo com que as mínimas variem entre 6°C e 10°C, como é o caso da região da Serra da Mantiqueira, que registrará 6°C. Na região de São José dos Campos, mínima de 8°C e sensação térmica de 7°C.

Na região de São José dos Campos, mínima de 8°C e sensação térmica de 7°C. Na região Metropolitana de São Paulo mínima chega a 9°C, com sensação térmica de 6°C. Na região de Campinas e Sorocaba a mínima deve ficar na casa dos 10°C, com sensação térmica de 6°C. Na região de Itapeva e Vale do Ribeira, os termômetros devem marcar mínima de 10°C, com sensação térmica de 7°C.

Diante deste cenário, a Defesa Civil do Estado orienta toda população aos cuidados que deve se tomar durante este período, pois a queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados. E caso se depare com alguma pessoa em situação de rua, ligue para a Defesa Civil, pelo 199.

Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite) é essencial tomar medidas simples, como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.

Abrigo Solidário

O atendimento do abrigo temporário na Estação Pedro II do Metrô é feito sempre que a Defesa Civil emite estado de alerta para temperatura abaixo de 10ºC, porém, para garantir a segurança e o bem-estar dos mais necessitados, que são vulneráveis e expostos ao frio intenso com a chegada das baixas temperaturas, o abrigo funcionará nesta segunda-feira (3) e terça-feira (4), para acolher quem mais precisa se proteger do frio.

Para todos os abrigados são entregues colchões para dormir, cobertores e refeições gratuitas entregues pelo Programa Bom Prato Móvel. As secretarias de Desenvolvimento Social e de Transportes Metropolitanos, juntamente com o Metrô, o Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil somam esforços para ativarem a estrutura do alojamento, e, assim atender à população vulnerável da capital. O local tem capacidade para atender 100 pessoas por noite.

A entrada do abrigo será pela Estação Pedro II do Metrô; na Rua da Figueira, s/n; Centro. O atendimento começa às 19h e o local fecha às 8h do dia seguinte, quando eles são encaminhados para a unidade Bom Prato da Rua 25 de Março, onde tomam café da manhã.

Para obter mais informações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de baixas temperaturas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém as redes sociais @defesacivilsp, com divulgação de alertas e orientações.

Compartilhar:

  • Data: 03/07/2023 05:07
  • Alterado:03/07/2023 17:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Defesa Civil do Estado de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados