Acidente na petroquímica causa segunda morte: veja o que se sabe até o momento
Causa do acidente seguem sendo investigada, segunda morte foi confirmada nesta segunda-feira (3)
- Data: 04/07/2023 13:07
- Alterado: 31/08/2023 21:08
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Divulgação
Acidente durante atividade de pintura, na Braskem, completou 11 dias com a segunda morte confirmada. Dios trabalhadores ainda estavam hospitalizados, um deles teve alta na última semana, e o segundo – que tinha queimaduras em 40% do corpo – não resistiu, e teve sua morte confirma nesta segunda-feira (3).
No dia 22 de junho, o fogo começou por volta das 9 horas da manhã, dentro do Polo Petroquímico, localizado na divisa das cidades de Mauá (SP), Santo André (SP), e parte da Grande São Paulo. E mobilizou 33 bombeiros e a brigada do próprio Polo. Todas as vítimas eram colaboradoras da Tenenge, empresa que prestava serviços a Braskem.
Cinco pessoas se feriram com a explosão, duas vítimas tiveram ferimentos leves e foram atendidas no ambulatório da petroquímica, uma morreu no local, e duas haviam sido hospitalizadas. Não foi divulgada a identidade dos trabalhadores envolvidos no acidente.
Apesar de já ser de conhecimento público que conteúdo que explodiu dentro do tanque era resíduo de Tolueno, produto inflamável e altamente volátil, (produto que tem a propriedade de se evaporar no ambiente, assim como álcool e acetona) ainda não se tem ao certo uma causa definida. A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e a Braskem seguem fazendo investigações.
A CUT São Paulo junto ao sindicato do ABC organizam um ato em defesa da saúde e segurança dos trabalhadores, na próxima quinta-feira (6), a partir das 7h, na portaria principal da Braskem.
Nota Tenenge
Com imenso pesar, informamos o falecimento do segundo integrante da Tenenge que estava hospitalizado desde o acidente ocorrido em 22 de Junho em Santo André, São Paulo.
O outro trabalhador envolvido, também integrante da Tenenge, teve alta na última semana.
A empresa lamenta profundamente o ocorrido e segue voltada ao suporte dos familiares e colegas, assim como continua investigando as causas do acidente conjuntamente com a Braskem e colaborando com os agentes públicos na condução desse processo.