Rádio MEC transmite concerto da Filarmônica de Minas Gerais
Apresentação com regência do maestro Claudio Cruz vai ao ar nesta quinta (13/7)
- Data: 11/07/2023 16:07
- Alterado: 11/07/2023 16:07
- Autor: Redação
- Fonte: Rádio MEC
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais sob regência do maestro Claudio Cruz
Crédito:Divulgação
A Rádio MEC apresenta o concerto “Árias francesas e a Fantástica” que a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais realiza nesta quinta (13), ao vivo, às 20h30, direto da Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte.
O apresentador Sidney Ferreira comanda os trabalhos da emissora pública no estúdio. Os ouvintes podem acompanhar as atrações da Rádio MEC e outros destaques da programação no app Rádios EBC. A transmissão especial é uma parceria com a Rádio Inconfidência e a Rede Minas.
Sob a regência do maestro Claudio Cruz e com a participação da soprano Camila Provenzale, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais executa títulos dos franceses Gounod, Debussy, Bizet e Berlioz. O concerto integra as séries Allegro e Vivace 6.
O repertório contempla as obras “Romeu e Julieta: Amour, ranime mon courage”, “L’Enfant prodigue: L’année en vain chasse l’année”, “Carmen: Intermezzo e Je dis que rien ne m’épouvante”. “Romeu e Julieta: Ah! Je veux vivre” e “Sinfonia Fantástica, op. 14”.
Regente titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e primeiro violino do Quarteto de Cordas Carlos Gomes, o violinista Cláudio Cruz é convidado pela Filarmônica de Minas Gerais para conduzir a apresentação especial.
A orquestra também recebe a ítalo-brasileira Camila Provenzale que atua nos principais papéis de soprano nas mais importantes salas de concerto e ópera do Brasil. Recentemente, a artista também obteve projeção internacional na Europa e conquistou prêmios em diversos concursos.
A temporada 2023 da Filarmônica de Minas Gerais marca os quinze anos da orquestra. A programação semanal contempla cinco séries de concertos: Presto e Allegro (às quintas), Veloce e Vivace (às sextas) e Fora de Série (aos sábados).
Fundada em 2008, a orquestra tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação. Conduzida pelo seu diretor artístico e regente titular Fabio Mechetti, a Filarmônica de Minas Gerais é composta por 90 músicos de todas as partes do país, da Europa, Ásia e Américas.
A Filarmônica possui dez álbuns gravados, entre eles três que integram o projeto Brasil em Concerto, do selo internacional Naxos junto ao Itamaraty. O álbum “Almeida Prado – obras para piano e orquestra” com Fabio Mechetti e Sonia Rubinsky, foi indicado ao Grammy Latino 2020.