Japan House São Paulo tem intensa programação de férias em julho
Todas as atividades gratuitas, presenciais e online, são inspiradas nas exposições em cartaz na instituição localizada na Avenida Paulista
- Data: 05/07/2023 16:07
- Alterado: 05/07/2023 16:07
- Autor: Redação
- Fonte: Japan House São Paulo
Detalhe da exposição Doshin na JHSP
Crédito:Wagner Romano
Para as férias de julho a Japan House São Paulo oferece uma gama de atividades gratuitas para todas as idades, mas em especial para as crianças. Dentre os destaques estão visitas mediadas às exposições em cartaz “Japão em miniaturas – Tatsuya Tanaka” e “Doshin: os encantos dos brinquedos japoneses”, além de oficinas infantis com foco em brinquedos e caligrafia japonesa, encontros literários e palestra gastronômica em celebração ao Dia do Umami.
Em julho, a equipe do educativo da JHSP promove diálogos e trocas de experiências sobre detalhes e curiosidades da cultura e cotidiano japonês retratado de maneira lúdica pelas obras do fotógrafo e artista de miniaturas Tatsuya Tanaka nas visitas mediadas pela mostra “Japão em miniaturas”, em cartaz até 8 de outubro. As atividades acontecem nos dias 6, 11, 13, 18, 20, 25 e 27 (terças e quintas), às 15h. A programação de férias também contempla o lançamento do material educativo da exposição com atividades para as crianças realizarem durante a visita. Já nos dias 6, 11, 13, 18, 20 e 27, às 11h30, o educativo guia os visitantes pela exposição “Doshin: os encantos dos brinquedos japoneses”, no segundo andar da JHSP até 12 de novembro, destacando fatos e histórias que envolvem o brincar no Japão a partir de uma seleção de 126 brinquedos japoneses.
Em clima de férias, a JHSP também oferece várias oficinas voltadas para crianças de 4 a 12 anos de idade. Nos dias 8 e 9 de julho, às 11h e às 14h, os pequenos conhecerão os pontos turísticos do Japão representados por Tatsuya Tanaka na exposição, e criarão suas próprias versões dos lugares apresentados em miniaturas na Oficina Japão em miniaturas.
No dia 13, a JHSP convida Getsusen Kobayashi, membro do Mainichi Shodou (maior grupo de Shodo do Japão), para ensinar um pouco da arte da caligrafia japonesa para visitantes de todas as idades a partir dos 10 anos. A Oficina de Shodo – caligrafia japonesa é realizada em parceria com a ONG Ashinaga Brasil em três horários: às 14h30, às 15h10 e às 15h50.
Inspirada na exposição Doshin, a Oficina Cenários de papel propõe a criação de cenários feitos de papel para as brincadeiras, como uma forma de conhecer paisagens e lugares tanto japoneses como brasileiros. O laboratório lúdico acontece nos dias 15 e 16, às 11h e às 14h.
A programação de oficinas ainda contempla laboratórios especiais ligados ao universo dos brinquedos oferecidos pela Hasbro para o público infantil. Nos dias 14, 23 e 30 de julho, a oficina realizada pelo Grupo Curumim, convida as crianças a explorar a história e as diferentes formas de interação com brinquedos das franquias “Beyblade” e “Power Rangers”. Em outras datas, desta vez com o Ateliê Maria Flor, a Hasbro traz os brinquedos da linha Play-Doh para sessões de artes manuais nos dias 7, 22 e 28. Ambas as atividades acontecem às 10h (exceto às sextas-feiras), 11h, 12h, 14h, 15h e 16h, na sala de seminários do 1º andar da JHSP. Os interessados em participar de qualquer uma das oficinas infantis devem retirar senhas distribuídas 30 minutos antes da atividade na recepção.
Já o Ciclo de Mangá de julho aborda uma das obras mais importantes do gênero “garotas mágicas” (Maho shojo) e mais influentes da cultura pop japonesa, que já ganhou adaptações para anime, teatro, live action e brinquedos: Sailor Moon, de Naoko Takeuchi. Para participar do bate-papo presencialmente nos dias 22 e 23, às 15h, é necessário retirar senhas distribuídas 30 minutos antes da atividade na recepção da JHSP.
Em celebração ao Dia do Umami (quinto gosto do paladar humano), comemorado em 25 de julho, a Japan House São Paulo e a Ajinomoto realizam a palestra “Umami: uma conversa deliciosa”, às 16h. O painel será liderado por Telma Shiraishi, chef do restaurante Aizomê, e contará com a presença de Hellen Maluly, farmacêutica e doutora em Ciência de Alimentos, e Ian Oliver, professor e crítico gastronômico do perfil Crítico Antigourmet, no Instagram. Neste bate-papo, o público terá a oportunidade de entrar no universo dos sabores, vivenciar um resgate da história e ciência por trás do umami e saber mais sobre sua composição, a interação com outros gostos e seus aspectos sensoriais.
Para os amantes das artes literárias, o Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um discutirá o romance Rádio Imaginação, do escritor, rapper, ator e artista multimídia Seiko Ito. Mesclando realidade e ficção, Ito narra a história de alguns moradores da região de Tohoku, atingida por um terremoto, responsável por desencadear um tsunami que fez quase vinte mil vítimas em 2011, que conseguem captar uma estranha transmissão radiofônica com a participação de diversos ouvintes. A partir desse ponto, surge uma especulação acerca do que está sendo veiculado – seria a voz dos mortos, emitindo suas últimas palavras do além? Para participar do evento online, que acontece no dia 27 de julho a partir das 19h, via plataforma Zoom, é necessário realizar uma inscrição prévia pelo site da JHSP e aguardar as instruções por e-mail.
Serviço:
Japan House São Paulo – Programação de junho de 2023
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/