Literatura, comédia e rock na agenda de julho das Fábricas de Cultura
Entre os destaques da programação está a apresentações de rock in Fábrica com as bandas Dona Olga, Invasores de Cérebros e 365
- Data: 13/07/2023 13:07
- Alterado: 13/07/2023 13:07
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Crédito:Juca Duarte
Em julho ninguém vai querer sair das Fábricas de Cultura das zonas norte e sul, Diadema e Osasco. A programação do mês terá atividades para todos os públicos. Confira os destaques:
A equipe de Estúdios da Fábrica de Cultura Jaçanã convida a todos para participar do Encontro de Músicos e Produtores no dia 15, sábado, às 14h. A atividade possibilita o contato entre produtores e artistas locais, fomentando a troca de experiências e de dicas sobre o cenário musical independente, além de apresentar informações sobre os estúdios das Fábricas de Cultura.
Você acha que biblioteca é lugar só de silêncio? Pois as bibliotecas das Fábricas de Cultura mostram que não. No dia 19, quarta-feira, às 14h, a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia convida para o Samba na Biblio, atividade que mostrará a importância histórica deste gênero musical e o universo das escolas de samba da zona norte.
Celebrando uma nova estação e o melhor da cultura tradicional, a Fábrica de Cultura Jaçanã realiza a edição anual do Festival de Inverno com barracas de brincadeiras, jogos e brindes, além de pipoca e algodão-doce gratuitos. O evento será no dia 22, sábado, a partir das 15h, e contará com música ao vivo que vai do forró ao sertanejo. Entre as atrações confirmadas está o show de Alex Corrente às 17h.
Pelo canal do YouTube das Fábricas de Cultura será possível assistir ao videorreportagem Vozes de Mulheres Negras na Cena da Música Independente das Periferias, produzida pelo coletivo e veículo de jornalismo periférico Desenrola e Não Me Enrola. A produção mostra como mulheres negras estão se adaptando às constantes mudanças sociais, econômicas, culturais e tecnológicas do mundo da música. O vídeo estará disponível no dia 25, terça-feira, às 18h.
Na Fábrica de Cultura Diadema o público poderá participar da Aula de Bambolê para Iniciantes na quinta-feira, 27, às 14h. A equipe de biblioteca da unidade ensinará técnicas de arte e performance.
Outra biblioteca que terá atividade no dia 27 é a Biblioteca Central de Diadema, localizada na Galeria Praça da Moça. O espaço recebe a palestra LITERATURA: a que será que se destina?, ministrada por Reynaldo Damazio, coordenador do Centro de Apoio ao Escritor (CAE) do museu Casa das Rosas. Essa ação faz parte do evento LiteraDiadema e conta com a parceria da Fábrica de Cultura Diadema e da Casa das Rosas. A conversa, que começará às 19h, abordará os caminhos da escrita, desde a arte rupestre à inteligência artificial, e os desafios da literatura no mundo contemporâneo.
E a programação do mês terminará com duas agendas especiais: na Fábrica de Cultura Jardim São Luís acontece o Fábricas de Stand Up, um show de humor que pretende levar para o palco da unidade humoristas do extremo sul de São Paulo no dia 29, sábado, às 19h30. O evento contará com a participação de Ju Brown, Zete Brito, Felipe Kot, Rhudson Victor, Guilherme Junior e o MC da noite será Léo Cordeiro.
No domingo, 30, a partir das 12h, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha recebe as bandas Dona Olga, Invasores de Cérebros e 365, que têm trajetórias longas na cena do rock nacional. Os grupos se apresentam no Rock in Fábrica, evento com uma sequência de shows inesquecíveis na zona norte. O evento também vai acontecer na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, no dia 23, domingo, das 14h30 às 17h30, com a participação das bandas Invasores de Cérebros e 365.
É possível consultar a programação completa no site das Fábricas de Cultura. O programa Fábricas de Cultura é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e as unidades das zonas norte e sul, Diadema, Osasco e Iguape são gerenciadas pela OS Poiesis.