Estado de São Paulo com outro olhar e novos planos para Paranapiacaba

Secretário de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo, visitou a vila inglesa e dentro 60 dias apresentará uma proposta sobre o turismo ferroviário

  • Data: 06/07/2023 15:07
  • Alterado: 31/08/2023 19:08
  • Autor: Be Nogueira
  • Fonte: ABCdoABC
Estado de São Paulo com outro olhar e novos planos para Paranapiacaba

Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC

Você está em:


O prefeito em exercício de Santo André, Luiz Zacarias, o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, e o secretário de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, visitaram a famosa vila inglesa nesta quarta-feira (5). Viagem em um trem turístico que saiu da estação da Luz, em São Paulo, com destino a Vila de Paranapiacaba, serviu para uma reunião entre as autoridades que formataram um grupo de trabalho que em até 60 dias apresentará propostas sobre o turismo ferroviário e demais atividades ligadas a Paranapiacaba.

Os oficiais passearam pela cidade, Zacarias, em sua primeira ação oficialmente como prefeito em exercício, destacou ao secretário as reformas que a cidade vem passando. A caminhada pela cidade foi importante para superar a má impressão que Lucena disse ter ficado em vindas anteriores a Paranapiacaba, “um aspecto de abandono”, segundo ele. 

Os principais pontos da cidade foram reapresentados ao secretário de Turismo, recordando o pioneirismo da cidade que sedia o primeiro cinema de São Paulo, e o primeiro campo de futebol com medidas oficiais do Brasil.

“Temos um dos destinos turísticos mais charmosos da cidade de São Paulo. A história de São Paulo passa por aqui. Estive aqui anos atrás e fiquei muito triste, mas nesse período 50 intervenções foram feitas. E hoje sob o comando da secretaria de meio ambiente nós temos a cidade totalmente revitalizada. Paranapiacaba está linda, o ar está diferente. E nós temos o interesse em promover Paranapiacaba. Devo estar presente aqui no festival de inverno, no dia 22. E faz muito sentido que a gente discuta o desenvolvimento do turismo ferroviário aqui, um eixo tão importante para o desenvolvimento do modal ferroviário da cidade de São Paulo”, comemora Roberto de Lucena.

Uma casa estilo dos anos 40, comum de famílias de classe média ferroviária foi reproduzida. Detalhes como cama, sala, xícaras e artefatos preservados daquela época, compõem o cenário para a ambientação.

Além da casa, do campo de futebol e do cinema, foi visitada a feira gastronômica, com as autoridades sendo recepcionadas pelos comerciantes locais.

Zacarias conta que foi investido em guias instruídos e bilíngues para melhor atender os turistas. O guia que estava presente no dia, chamado Elias, tem mais de 30 anos exercendo essa função. Parte de uma família de ferroviários, está em seu sangue a história da cidade.

Ao final da programação, Elias presenteou os executivos políticos e reforçou a Roberto, sua importância como representante do estado, para Paranapiacaba ser um grande destino turístico.

“Vocês fazem parte da história contemporânea da cidade, assim como no passado os ingleses e operários fizeram. Vocês sabem que o turismo é a segunda fonte de receita do poder, só perde para a indústria da guerra. Então o que eu quero acreditar é que o senhor vai nos ajudar. Paranapiacaba não pode morrer”, e ” essa parceria entre o poder público municipal, o poder público estadual, o governo federal e a sociedade civil, nós vamos tornar Paranapiacaba o melhor roteiro turístico do Brasil”, afirma Elias.

Reunião tem como objetivo viabilizar a retomada de pelo menos 10 trens turísticos pelo estado, como Luz-Aparecida, Iperó-Laranjal Paulista, Tambaú- Ribeirão Pires, e outros. A ideia é usar as linhas que hoje funcionam apenas para transporte de carga também como rota turística. Atualmente São Paulo tem 12 mil km de ferrovias e apenas 250 km usados para trens turísticos.

Compartilhar:
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
1
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC

  • Data: 06/07/2023 03:07
  • Alterado:31/08/2023 19:08
  • Autor: Be Nogueira
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados