15° Transcatarina desce a serra em seu último dia
A sexta-feira brindou os participantes das categorias Adventure e de Passeio com mais frio e belos visuais
- Data: 15/07/2023 10:07
- Alterado: 31/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Liberdade de Ideias - Assessoria
O sábado (15) é dia de viver as últimas sensações do 15° Transcatarina
Crédito:Dan Lins/DFOTOS
O terceiro e penúltimo dia do 15° Transcatarina para as categorias de passeio exigiu algo a mais dos inscritos, além do espírito de diversão e da capacidade de superar o que os caminhos das oito categorias reservavam. Foi preciso resistir ao frio do inverno catarinense na região em que ele habitualmente é mais forte: a serra.
Na largada para os desafios desta sexta-feira (14), no começo da manhã, em Lages, a sensação térmica era de 1°C. E se o sol apareceu para deixar tudo ainda mais bonito, o que esquentou mesmo os participantes foram os roteiros preparados pelos coordenadores responsáveis por liderar os diferentes grupos. Até porque nas chegadas, em São Joaquim, Urubici, Orleans e Termas do Rio Gravatal, no fim da tarde, as temperaturas, na casa de um dígito, caíam novamente.
Os jipeiros da Adventure 03, por exemplo, se aventuraram pela Coxilha Rica, região que abrange o distrito de Lages de mesmo nome e partes dos municípios de Painel e Capão Alto. Uma espécie de ‘cereja do bolo’ entre as tantas belezas (e dificuldades) atravessadas. As três divisões da categoria (01, 02 e 03) reúnem a turma que prefere o off-road mais ‘casca grossa’. Na véspera, enquanto a maioria já participava do jantar de confraternização, um grupo da 02 ainda se aventurava ‘no meio do mato’.
Uma das características dos veículos da Adventure é o grau de preparação. Suspensões de maior curso, rodas e pneus maiores e estruturas de reforço para suportar o fora-de-estrada pesado – alguns chegam a ter rodas traseiras direcionais. Realizações muitas vezes artesanais ou fruto do trabalho de preparadores que usam toda sua capacidade para desenvolver as máquinas.
O grande desafio aqui é passar onde, na teoria, seria impossível. Aliás, intransponível é uma palavra que não existe no dicionário das três Adventure. Uma aventura que faz com que gente de muito longe não meça esforços para marcar presença. “Estamos a 1.300KM de casa, mas para mim foi pertinho. É minha primeira vez no Transcatarina e estou adorando cada momento, as trilhas são incríveis, diversão total”, revela Antônio Pedro Alves de Oliveira, o Toninho, de Magé (RJ), que trouxe sua Toyota Bandeirante para, com o amigo Daniel Castro, experimentar a emoção do puro off-road da Adventure 3.
O sábado (15) é dia de viver as últimas sensações do 15° Transcatarina. Tubarão será o destino de Adventure 01, 02 e 03; Passeio Radical 01, 02, 03 e 04 e Passeio Expedition. Para algumas delas, o roteiro inclui a passagem pelas serras do Rio do Rastro e do Corvo Branco. E a chegada, a partir das 14h, no estacionamento do Farol Shopping, será momento da tradicional passagem pelo pórtico, com festa e muitas lembranças para levar na bagagem.
Artcon Empreendimentos
A Artcon é uma das patrocinadoras do 15° Transcatarina. Sediada em Porto Belo (SC), aposta no neoclassicismo em seus empreendimentos imobiliários para proporcionar aos clientes uma experiência de moradia única e inesquecível.
“Apoiamos o Transcatarina por se tratar de um evento muito bem-organizado e cujo perfil de participantes combina muito com o de nossos clientes”, destaca Gabriel Junkes, sócio da Artcon.
O 15º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, DSTrac Performance 4×4, SFI Chips, Scherer Autopeças, Atacadão Pneus e Artcon Empreendimentos.
Apoio de RH Brasil, Orange Sun Energia Sustentável, Grupo Gratt, Cervejaria Holzbier, Posto Maçã, Rede PMX, FD Display, Adami S/A, Alfa Transporte, Lave Bem Lavanderia, Videplast, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Caçador, Prefeitura de Lages, Prefeitura de São Joaquim e Prefeitura de Tubarão.