Prefeito de Ribeirão Pires anuncia parceria com coletivo Nação Hip-Hop
União nasce para celebrar os 50 anos do movimento Hip-Hop no Brasil
- Data: 16/07/2023 15:07
- Alterado: 01/09/2023 00:09
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
Durante uma coletiva de imprensa, na quarta-feira (12), para divulgar o calendário de eventos de 2023 e 2034, o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, anunciou que a cidade tem conversado com o coletivo Nação Hip-Hop sobre eventos na cidade em comemoração dos 50 anos do movimento Hip-Hop no Brasil.
Guto Volpi se reuniu com o coletivo na também na quarta-feira antes da coletiva e afirmou que a data será celebrada no mês de novembro.
“Fui procurado pela Nação Hip-Hop, uma entidade antiga da região. Eu não estava atendo a essa comemoração dos 50 anos do movimento cultural no Brasil. A gente tem uma lei feita pelo vereador Valdir Gordo, que celebra exatamente isso. E vamos aproveitar a legislação vigente em Ribeirão Pires, já com o movimento e criar um evento para celebrar isso, criar o circuito de diálogo e palestras”.
A lei que oficializa a semana municipal do Hip-Hop na Estância Turística, foi criada pelos Vereadores Luiz Gustavo Pinheiro Volpi e Valdir Nunes de Araújo. E instituí, no Calendário Oficial de Eventos do Município, a Semana Municipal do Hip Hop, a ser realizada, anualmente, na segunda quinzena do mês de novembro, incluindo o dia 12 de novembro, Dia Mundial do Hip Hop.
O prefeito relembra que a cidade possui outras ações que abraçam a cultura Hip-Hop. “A Marisa (secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social) tem a casa do Hip-Hop na secretária dela, que tem sede própria em Ribeirão, que foi meu pai quem fez. Então foi bem legal a chegada deles para me alertar da data. E já até coloquei no meu calendário que eles querem fazer perto do Dia da Consciência Negra, em novembro. A gente está começando estruturar e vai ter com certeza”, completa Guto.
A lei vigente desde agosto de 2022, abrange atividades culturais de Breakdance, Grafite, DJ, Batalha de Rima, Cordel, Literatura, Poesia, Dança-Afro, Sarau, trabalhos sociais voltados para o combate ao racismo e “atividades culturais que divulguem o Hip Hop e que desenvolvam a compreensão sobre o papel da juventude afrobrasileira e da periferia, rompendo preconceitos e ideias estereotipadas”.
A festividade voltada para os 50 anos do Hip-Hop nacional, nasceu junto com a Agenda de eventos que se estende até 2024, e já possui mais de 40 semanas de programação. A prefeitura tem investido na cultura como um braço para o desenvolvimento turístico da cidade.