Prefeitura de São Caetano lança Guia de Medicamentos
Na ocasião também foi empossado o novo Conselho Municipal de Saúde
- Data: 02/04/2019 12:04
- Alterado: 02/04/2019 12:04
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS
O acesso da população de São Caetano do Sul aos medicamentos disponíveis para retirada gratuita no município está mais fácil. Na noite de segunda-feira (1/4), a Prefeitura lançou o Guia de Medicamentos, um completo manual de assistência e atenção farmacêutica da Secretaria de Saúde. O evento foi realizado no auditório do Campus Centro da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).
O material relaciona os 295 itens que integram a cesta de medicamentos da Prefeitura, suas apresentações, princípios ativos e locais de entrega. De forma didática, o usuário também encontrará informações sobre o uso racional de medicamentos, insumos, fraldas, dietas, programas especiais, entre outras.
“A assistência à saúde se faz baseada no tripé de acesso às consultas, ao diagnóstico terapêutico (exames) e ao bem farmacêutico. E é esta última etapa que estamos fortalecendo nesta noite. Desde 2017, estamos reorganizando a oferta e a distribuição. Hoje, não faltam medicamentos em nossas unidades”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.
O chefe do Executivo lembrou que os 295 itens disponíveis atendem à 95% das receitas dos pacientes da cidade. “Por isso, cada morador deve carregar este guia consigo e pedir para o médico prescrever um item que conste nesta relação. Porque nós temos o medicamento e o paciente não tem custo algum por isso”, frisou.
O Guia de Medicamentos já está disponível para retirada gratuita nas Unidades de Saúde do município. Além disso, agentes da Prefeitura efetuarão a entrega nas residências, por meio de solicitação efetivada no Portal Saúde 24h (aplicativo ou site portalsaude24h.saocaetanodosul.sp.gov.br). Há, ainda, a versão digital para download no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br. Esta nova edição atualiza a anterior, produzida em 2011.
POSSE
A noite também foi marcada pela posse do novo Conselho Municipal de Saúde. São 48 conselheiros, sendo 24 representantes do governo municipal, prestadores de serviços e profissionais da Saúde (12 titulares e 12 suplentes) e outros 24 representantes dos usuários (12 titulares e 12 suplentes). Todos integrarão o bloco por dois anos.
“Este Conselho vem aperfeiçoando a sua atuação desde a sua criação, em 1993. Hoje é polo indispensável dos debates na Saúde, além de fiscalizador dos atos do Executivo na área. Não tenho dúvidas de que os novos conselheiros manterão a tradição de órgão formulador de propostas para a nossa Saúde avançar ainda mais”, destacou Auricchio.
A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, adiantou que a primeira reunião do grupo será já nas próximas semanas, com a análise do Relatório Anual de Gestão da Pasta em 2018. “Que os novos conselheiros também participem de forma efetiva, apresentando soluções e nos auxiliando na condução de melhorias na área”, finalizou.