Fase Verde: Cidade de São Paulo deve reabrir cinemas e outras atividades culturais
Flexibilização é marcada pela fase verde do plano de combate ao coronavírus; cidade vê redução na taxa de óbitos há 18 semanas; Doria concede a faixa verde para todo o estado de São Paulo
- Data: 09/10/2020 10:10
- Alterado: 09/10/2020 10:10
- Autor: Redação
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:
Nesta sexta-feira, 9, a cidade de São Paulo passa para a fase verde da quarentena. Isso significa maior flexibilização das medidas de restrição da circulação de pessoas, adotadas por conta da pandemia da covid-19.
A fase verde permite a ampliação da capacidade de ocupação, em 60%, em atividades comerciais como shoppings, lojas de rua, bares, restaurantes, academias e setor de serviços. Esses serviços já estão reabertos na capital.
A autorização é dada pelo Estado, que define critérios para capacidade de ocupação e quanto tempo esses locais podem reabrir. A decisão sobre horários e a forma como essa reabertura se dá cabe aos prefeitos. A fase verde é a penúltima antes da azul, a última fase do plano de combate ao coronavírus.
A classificação das regiões depende de variáveis como taxa de ocupação de leitos de UTI, a quantidade desses leitos por 100 mil habitantes e também leva em conta os números de casos e óbitos.
Com a chegada da nova fase, a capital paulista provavelmente reabrirá cinemas e outras atividades culturais, que agora serão permitidas. Desde o dia 26 de junho a capital está na fase amarela e já poderia ter aberto algumas dessas atividades, entretanto, a decisão de abrir ou não cabe aos prefeitos, e Bruno Covas decidiu esperar a chegada à fase verde para a retomada desse setor.
Pelas regras divulgadas pela prefeitura, esses espaços poderão reabrir por oito horas diárias e operar com 60% da capacidade. O uso de máscaras é obrigatório em todos os ambientes. No caso dos cinemas, deve haver espaçamento entre as poltronas, para evitar aglomerações.
O casal ou pessoas que convivam juntas poderão escolher assistir ao filme lado a lado, mas o grupo não pode ser superior a seis pessoas. Entre pessoas que não se conhecem, a recomendação é de um distanciamento de 1,5 metro.
Na semana passada, Covas afirmou que a capital paulista vem apresentando um cenário de queda em óbitos da covid-19 há 18 semanas. Dados disponíveis no site da Fundação Seade mostram que a capital paulista tem 298.405 casos confirmados e 13.056 óbitos. O Estado tem, até quinta-feira (8) 36.884 óbitos e 1.022.404 casos confirmados do novo coronavírus.
O que muda na fase verde?
Shoppings e comércio de rua podem abrir por 12 horas e com aumento da capacidade para 60%;
Após 28 dias de estabilidade, eventos convenções e atividades culturais podem ser realizados com público em pé, mas com obrigação de controle e hora marcada.
Bares e restaurantes também podem abrir por 12 horas, desde que depois das 6h e antes das 22h;
Salões de beleza e barbearia podem abrir por 12 horas e com aumento da capacidade para 60%;
Academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica podem abrir por 12 horas e com 60% de capacidade.