CCZ inicia ano com assertividade contra a dengue

Com ações intensas de combate ao Aedes aegypti, São Caetano encerra janeiro sem nenhum caso de dengue

  • Data: 09/02/2019 10:02
  • Alterado: 09/02/2019 10:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSCS
CCZ inicia ano com assertividade contra a dengue

Crédito:PMSCS

Você está em:

As ações preventivas de combate ao Aedes aegypti realizadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), fizeram com que a cidade encerrasse o primeiro mês de 2019 sem nenhum registro de caso de dengue confirmado. Ao longo de janeiro, mais de 2.500 imóveis e pontos estratégicos foram visitados pelas equipes do CCZ.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, o resultado positivo é fruto de uma série de ações realizadas preventivamente. “Lançamos, em março de 2018, o Comando Contra Pragas, que veio para somar com as iniciativas de combate não só à dengue, como, também, a todas as arboviroses”, detalha.

 “Colocamos em prática as ações preconizadas no Plano Nacional de Controle da Dengue, do Ministério da Saúde, e reforçamos a atuação em locais estratégicos para eliminar criadouros do Aedes aegypti”, explica o coordenador do CCZ, Fábio Bertola. “Em janeiro, foram encontradas larvas em 10 imóveis e em outros nove pontos”, complementa.

O trabalho ativo nas residências, comércios, cemitérios, estacionamentos, parques e praças segue ao longo de todo o ano, com alerta especial para os próximos meses. “Com o grande número de pessoas que retornam de viagem nessa época do ano, associado com as altas temperaturas e chuvas abundantes, precisamos redobrar a atenção para as próximas semanas, pois existe o risco de uma nova epidemia de dengue em nossa região”, observa. “Essa é uma tarefa não apenas da Prefeitura, mas, sim, de toda a população da cidade e municípios vizinhos”, finaliza.

Para combater a proliferação do Aedes aegypti é preciso eliminar água parada em locais como pneus, pratos de vasos, garrafas, bandejas de geladeiras, entre outros, além de manter as calhas limpas e caixas d´água sempre fechadas. Para obter orientações ou realizar denúncias relacionadas ao tema, basta ligar para os telefones 4238-3938 ou 4238-8170, no Centro Integrado de Vigilância em Saúde (Civisa).

SEMANA ESTADUAL
De segunda a sexta-feira da próxima semana (11 a 16/02), uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde e do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) se concentrará no Bairro Prosperidade para orientar a população e eliminar focos do Aedes aegypti, na Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue.

Na segunda-feira (11/02), às 13h30, no Cise Benedicto Djalma Castro (Rua da Garça, 323), haverá palestra informativa aos associados com profissionais do CCZ.

Ao longo da semana, os agentes comunitários de saúde percorrerão as casas para esclarecer dúvidas e trabalhar preventivamente no combate à dengue.

A Operação Cata-Treco, do Saesa, estará no bairro na terça-feira (12/02), a partir das 7h, para recolher móveis, eletrodomésticos, entulhos e materiais que requerem descarte especial.

Compartilhar:

  • Data: 09/02/2019 10:02
  • Alterado:09/02/2019 10:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados