Estações da CPTM lideram viagens de Uber durante a semana em SP
Pesquisa encomendada pela empresa ao DataFolha revela que 87% das pessoas que residem na RMSP já utilizaram o transporte por aplicativos para complementar viagens de transporte público
- Data: 18/07/2019 10:07
- Alterado: 18/07/2019 10:07
- Autor: Redação
- Fonte: assessoria
Crédito:Paula Nunes
Cerca de 87% dos moradores da região de São Paulo já utilizaram aplicativos como complemento ao transporte público. É o que revela pesquisa do Datafolha encomendada pela Uber. O levantamento foi feito com 624 pessoas entre os dias 2 e 10 de abril e tem margem de erro de 4 pontos percentuais. O estudo completo teve abrangência nacional (3.531 entrevistados), incluindo outras capitais, cidades de outras Regiões Metropolitanas e cidades do interior, de diferentes portes, em todas as Regiões do Brasil.
A pesquisa foi realizada para levantar dados que possam reforçar a estratégia da empresa de estimular a cultura do transporte multimodal no Brasil. Cada vez mais multimodal e reunindo esforços para se consolidar como plataforma no Brasil, a Uber anunciou ainda um estudo interno que revela que as estações da CPTM estão na liderança das viagens complementares realizadas por Uber.
Grajaú, Jurubatuba e Osasco (Linha 9) lideram o ranking, seguidas por São Caetano, Santo André e Mauá (Linha 10), e Ferraz de Vasconcelos (Linha 11), em terceiro, seguida pela única estação de Metrô entre as oito primeiras, a estação Itaquera.
Segundo dados da empresa, enquanto a região mais central não apresenta variação média entre as viagens que ocorrem durante a semana, comparando ao final de semana, as estações citadas apresentam volume entre 17% a 23% maior durante a semana. De todas a viagens realizadas, cerca de 70% são de até 2km de distância.
“O futuro é compartilhado e multimodal. Os dois dados juntos mostram que nossos esforços do primeiro semestre tiveram efeito sobre o comportamento das pessoas e vamos seguir reforçando isso”, diz Fabio Plein, Diretor de Operações da Uber no Brasil.
Transporte público integrado
Os próximos passos para um transporte multimodal integrado dependem de conversas e parcerias com o sistema de transporte público. No Rio de Janeiro, a Uber já tem uma parceria que dá descontos para pessoas que usam Metrô e Uber integrados. Em São Paulo, a empresa segue em conversas no mesmo sentido.
Em abril do ano passado, a Uber anunciou uma parceria com a Masabi, uma startup que opera a venda de bilhetes de trens e metrôs em mais de 30 cidades nos Estados Unidos, Austrália e Europa. A parceria vai viabilizar a integração do sistema da Masabi ao aplicativo da Uber, proporcionando ao usuário a experiência de comprar os bilhetes do transporte público no mesmo aplicativo em que ele solicita as viagens de carro. Com isso, o transporte multimodal é estimulado e a Uber acelera em direção ao objetivo de incentivar soluções que diminuam o uso do carro pessoal nos traslados rotineiros.
“Queremos contribuir para que as pessoas se desloquem pelas cidades de forma acessível, moderna, segura e eficiente. Por isso as parcerias com o transporte público são importantes e prioritárias para nós”, disse Fabio Plein