Sesc São Caetano participa do projeto FestA! – Festival de Aprender
Sesc São Paulo oferece mais de 500 opções de oficinas, ateliês e vivências em artes visuais e tecnologias na 3ª edição do FestA! – Festival de Aprender, que acontece em março
- Data: 08/03/2019 09:03
- Alterado: 08/03/2019 09:03
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc São Caetano
Sesc São Caetano participa do projeto “FestA!” trazendo a temática “Artes Visuais e Artes Gráficas” que sob a orientação de artistas e educadores dará ao público experiências fantásticas; toda a programação é gratuita
Crédito:divulgação/ sesc são caetano
O Sesc São Paulo realiza, entre 15 e 24 de março, o FestA! – Festival de Aprender em todas as unidades da capital, interior e litoral. A programação, que propõe uma celebração do fazer criativo e da experimentação, é composta por oficinas, ateliês para a família, bate-papos, feiras, vivências e demonstrações artísticas gratuitas e acessíveis a todos os públicos.
Em sua terceira edição, o FestA! oferece mais de 500 atividades gratuitas que, em conjunto, reafirmam a atuação da instituição na oferta de ações que prezam pelo aprendizado livre e não formal, com enfoque na convivência, no protagonismo, na autonomia e na reflexão criativa e crítica. “O FestA! é uma grande celebração do prazer em aprender. A programação variada atrai e convida diferentes públicos a virem ao Sesc fazer arte com as mãos, aprender técnicas novas, vivenciar experiências plásticas curiosas e a se desenvolver artisticamente”, destaca Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc São Paulo.
O público terá a oportunidade de aprender sobre as mais diferentes técnicas e habilidades, desde usar parafusadeira, serra e furadeira a consertar computadores e carros, bordar fotografias, confeccionar mapas, construir um tripé, aprender ourivesaria, montar um carrinho de rolimã até acompanhar a criação de uma escultura usando serra elétrica, entre muitas outras experimentações.
Presente nas 39 unidades do Sesc São Paulo em todo o Estado, a programação deste ano está dividida em quatro eixos: Cultura Digital e Hackerismo, que propõe o uso das mais diversas tecnologias para buscar soluções a problemas de diferentes naturezas; Artes Visuais e Artes Gráficas, que abarca as possibilidades de técnicas como desenho, pintura, fotografia, design, cartografia, audiovisual, entre outras, para ampliar o repertório criativo, possibilitando maior pluralidade de percepções de mundo; Artesanias e Ofícios Tradicionais, que contempla práticas artesanais, das mais tradicionais às mais contemporâneas; e Técnicas Construtivas, que tem como propósito a fabricação de objetos fazendo uso de ferramentas tecnológicas, analógicas e digitais.
Para participar do FestA!, há três formas de acesso, a depender de cada atividade: inscrição antecipada pelo Portal Sesc SP, a partir do dia 14 de março; retirada de senhas no dia e local da atividade, com 30 minutos de antecedência; e livre entrada.
A agenda completa das atividades e locais onde serão oferecidas pode ser conferida pela internet: sescsp.org.br/festa. A página também apresenta reportagens e vídeos exclusivos relacionados ao universo do aprender e fazer artístico.
O Sesc São Caetano participa do projeto, com oficinas, cursos e vivências voltadas para o universo da fotografia que estimulará o público a realizar ações em artes visuais e tecnologias, tudo com a orientação e supervisão de artistas e educadores.
curso
Oficina de Gambiarra: construindo um tripé
Coletivo Bodoque
15 a 20/03. Quarta e sexta, das 15h às 18h
Aprendendo um pouco de marcenaria e um pouco de bricolagem criativa, os participantes produzirão um equipamento audiovisual básico, barato e eficiente, com materiais alternativos e duráveis. Nesta oficina, cada participante irá construir um tripé útil e funcional.
Chico Santos e Rafael Mellim integram o Coletivo Bodoque . Juntos dirigiram 10 capítulos do programa de TV Doc Futura “Curta Duração” e também o “Estamos Todos Aqui”, curta premiado em 23 festivais, como Gramado, Mostra de Tiradentes, Internacional de Valdivia, e eleito o curta brasileiro a concorrer ao Oscar 2019. Apresentam seus cursos e oficinas nas instituições FGV – Rio (Fundação Getúlio Vargas), MIS-SP (Museu da Imagem e do Som), CPT (Comissão Pastoral da Terra) e Rede Sesc SP.
Intervenções Analógicas em Fotografias Digitais Autorais
Com Carine Wallauer
19 a 21/03. Terça e quinta, das 19h às 21h30
Exploração de possibilidades de intervenções manuais em fotografias autorais, recortes, colorização manual e outras experimentações.
Carine Wallauer possui formação em comunicação social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Dedica-se à fotografia e experimentação audiovisual, conjugando diferentes formatos, técnicas e materiais. Tem seu trabalho publicado em diferentes sites, zines e revistas ao redor do mundo. Já lançou dois fotolivros e recebeu menção honrosa no Paraty em Foco. Assina a direção de fotografia de dois curtas-metragens lançados em 2016, “O último dia antes de Zanzibar”, pela Avante Filmes e “Temporal”, pela Asamayama Filmes. Pelo segundo recebeu o prêmio de melhor direção de fotografia no Festival de Cinema de Gramado e na Mostra SESC Curtas | 2016. É fotojornalista no UOL.
Não recomendado para menores de 14.
oficina
Experimentações em Cianotipia
Carol Vergotti
16/03. Sábado, das 10h às 13h
Os participantes irão aprender a técnica de cianotipia e produzir uma imagem. Vamos também conversar sobre a origem da técnica e suas variações, e possibilidades de experimentações para usos artísticos e autorais.
Carol Vergotti é fotógrafa, trabalha com preservação de acervos, pesquisa e produz trabalhos em processos fotográficos alternativos. Participou de projetos em arquivos particulares e públicos como a Cinemateca Brasileira, o Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo, no Arquivo Público de São Paulo, na empresa Lupa (Luis Pavão – Lisboa), e na Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e foi estagiária no Arquivo Fotográfico de Lisboa. Desde 2008 realiza pesquisa sobre processos fotográficos do século XIX como a Goma Bicromatada, Cianotipia e Fotogravura. Entre 2013 e 2015 trabalhou como artista e membro do Atelier Piratininga onde deu aulas e desenvolveu pesquisa sobre cianotipia e goma bicromatada. Atualmente presta serviços como técnica de preservação fotográfica e audiovisual, conservadora-restauradora de fotografia, documentalista de coleções, técnica de digitalização de acervos e é estudante de museologia na Etec Parque da Juventude. Para participar dessa atividade é necessário a retirada de senhas com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.
Não recomendado para menores de 16.
Gifações: criações de gifs
Alex Oliveira
16/03. Sábado, das 14h às 17h30
GIFAÇÕES é uma oficina que propõe experimentar a criação de micro narrativas visuais que utilizem as possibilidades de hibridizações entre fotografia, vídeo e GIFS. No exercícios práticos, o ministrante irá propor a captação e criação de ações e composições envolvendo corpo e paisagem urbana.
Alex Oliveira é fotógrafo e artista visual baiano. Para participar dessa atividade é necessário a retirada de senhas com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento
Não recomendado para menores de 14.
Fotomontagens: recorte, colagem e lambe lambe para crianças
Com Alberto Pereira
16/03. Sábado, das 14h às 16h
Partindo de fotografias de rostos, partes do corpo, expressões faciais e retalhos de imagens, os participantes de todas as idades são convidados a recortar, colar, brincar e ressignificar estas imagens. Além de apresentar conceito e história, a oficina aborda a questão técnica, ensinando a produzir e colar. Todos os participantes são convidados a produzir seu próprio material a partir de fotografias e retalhos das imagens apresentadas, desenvolvendo composição, entendendo mais sobre arte de rua e exercitando a própria expressão artística e liberdade criativa. Para participar dessa atividade é necessário a retirada de senhas com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.
Não recomendado para menores de 10.
Fotoimpressão: impressões com fotografias de celular
Camila de Paz e Ulisses Garcez
23/03. Sábado, das 13h às 16h
Memória digital e afetiva se juntam através do resgate das impressões fotográficas. O objetivo é selecionar algumas das variadas fotos armazenadas em celulares pessoais e criar suportes materiais para estas imagens, como ímãs, chaveiros e porta-retratos.
Camila de Paz é graduada em Licenciatura em Artes Plásticas pela FASM (2003) e possui Mestrado em Poéticas Visuais pela USP (2015). Atualmente trabalha como educadora na rede pública e particular e atuou como técnica em conservação, junto ao Arquivo Público do Estado de São Paulo, como educadora em Museus e Instituições Culturais, e assistente nos cursos de fotografia no Centro Universitário Maria Antônia. Desde 2005 faz parte do Laboratório P&B Bete Savioli, responsável pela revelação de negativos, ampliações e acabamentos. Ulisses Garcez é graduado em Artes Plásticas com habilitação em Multimídia e Intermídia pela USP (2006) e Técnico em Computação Gráfica pelo SENAC (1998). Atualmente trabalha como educador, artista plástico e ilustrador, e atuou como educador em instituições culturais e escolas, tendo participado também de diversas exposições em museus, ateliês e instituições culturais. Entre 1998 e 2008 foi editor e colaborador da revista de histórias em quadrinhos Sociedade Radioativa. Para participar dessa atividade é necessária retirada de senhas com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.
vivência
Monóculos Fotográficos
Roger Sassaki
15/03. Sexta, das 18h às 21h30
Nesta atividade serão feitos monóculos com retratos das pessoas presentes. Elas serão fotografadas e poderão ver o processamento do filme e montagem dos monóculos, podendo retirá-los ao final da atividade. Durante toda sua duração, a presença dos monóculos pendurados à disposição dos passantes levanta a curiosidade da geração jovem que não os conhece e atiçam a memória afetiva dos mais velhos.
Máquina fotográfica Lambe Lambe: demonstração e revelação – Photo na Praça Cássia Xavier e Gustavo Falqueiro
16/03. Sábado, das 13h às 17h
Nessa intervenção, o público poderá conhecer a técnica e história da fotografia Lambe Lambe, conhecer fotografias originais lambe lambe e participar da produção de retratos coletivos na hora. A fotografia Lambe-lambe teve sua trajetória no Brasil do século XX, e os fotógrafos Lambe-lambes ou Fotógrafos de Jardim eram encontrados nos parques, praças, festas e feiras populares. Esses fotógrafos proporcionaram a democratização do retrato à camada popular, um retrato barato e rápido, construindo assim uma documentação visual que preserva e transmite a memória coletiva de grupos comunitários e familiares. Não recomendado para menores de 16.
FestA! – Festival de Aprender
A programação completa do FestA!, os detalhes das inscrições, que iniciam às 14h do dia 14 de março, e outros conteúdos exclusivos estão disponíveis em: https://www.sescsp.org.br/festa.
SERVIÇOS:
Sesc São Caetano
Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul
Dias: 15 à 24 de Março
Ingressos: Grátis
Inscrições: a partir das 14h do dia 14 de março através do site sescsp.org.br/festa
Telefone para informações: (11) 4223-8800
Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br
Horário de atendimento do Sesc São Caetano – De segunda a sexta, 11h às 20h, sábados e feriados, das 9h às 17h30 .