Região do ABC pode voltar para a fase Laranja
Equipes do ABC estão reunidas no Palácio dos Bandeirantes para discutir as medidas que o Governo Doria está planejando. Região apresenta a segunda maior média móvel de óbitos do Estado
- Data: 04/09/2020 11:09
- Alterado: 04/09/2020 11:09
- Autor: Rejane Loureiro
- Fonte: abcdoabc e G1
No Centro de Santo André
Crédito:Reprodução/TV Globo
A média móvel é calculada com base no número de registros de óbitos da última semana, somando o último registro aos 6 dias anteriores.
Conforme dados apurados nos boletins, na quarta-feira , a Capital teve uma média móvel de 48 óbitos por dia e o Grande ABC, 17. O índice de óbitos de Santo André, de 7 mortes por dia, contribui para que a região se posicione em segundo lugar no ranking.
Até este momento a região encontra-se na fase amarela, que permite a abertura de comércio, com restrições. Na fase laranja, shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade limitada a 20%, horário reduzido para quatro horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. Fica proibida a abertura de bares e restaurantes para consumo local, salões de beleza e barbearias, academias de esportes em todas as modalidades e outras atividades que gerem aglomeração.
A média móvel só pode ser reduzida respeitando as medidas de prevenção como isolamento, uso de máscaras, uso de álcool em gel, o que nem sempre conta com a conscientização de moradores da região.
Após reunião, ficou decidido que a região do ABC continuará na fase amarela,
Com a palavra, a Prefeitura de São Bernardo:
Em nota enviada ao Portal ABCdoABC sobre o momento que afligiu toda a população do ABC, a Prefeitura de São Bernardo se pronuncia. Segue nota publicada na íntegra:
A Prefeitura de São Bernardo informa que vem reforçando todas as medidas para evitar a propagação do novo coronavírus no município, com fiscalização rígida sobre o cumprimento dos decretos que restringem o funcionamento de setores da economia, que obrigam o uso de máscaras em locais públicos e proíbem aglomerações. Além disso, a Administração inaugurou dois hospitais permanentes para tratamento de pacientes suspeitos e diagnosticados com a doença e vem implementando um amplo programa de testagem em massa. Como resultado, a cidade foi considerada o menos vulnerável à Covid-19 na região metropolitana do Estado e a segunda menos vulnerável do País, de acordo com estudo do Instituto Votorantim. Além disso, nas últimas três semanas, a média móvel de internações do município tem se mantido estável.