Helicópteros e moradores combatem incêndio catastrófico na região de Vinhedo

Mais de 4 km² de matas e plantações já foram destruídos no incêndio ativo desde último dia 27

  • Data: 03/10/2020 13:10
  • Alterado: 03/10/2020 13:10
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Helicópteros e moradores combatem incêndio catastrófico na região de Vinhedo

Crédito:

Você está em:

A região de Vinhedo chegou ao sexto dia seguido de incêndios. Matas, plantações e sítios foram atingidos pelo fogo, que afetou cerca de 4 km² em diferentes partes do município do interior paulista. A situação foi atenuada somente nesta sexta-feira, 2 com a ajuda de helicópteros que teve início durante a tarde e deve continuar neste sábado (3), segundo a prefeitura. 

O helicóptero que prestou auxílio é de uma empresa particular contratada pela prefeitura. O Águia da Polícia Militar também atuou no combate aéreo.

A administração municipal afirma que este é o maior incêndio registrado na cidade. Os focos começaram no último domingo (27) e o fogo insistiu em reaparecer após períodos de controle da situação pelos bombeiros.

Plantações de eucaliptos, de mangas e propriedades rurais foram atingidas. Moradores de 25 casas precisaram sair dos imóveis ao longo da semana por questões de segurança, mas já foram autorizados a retornar.

Uma das principais dificuldades para a contenção dos focos é a disponibilidade de apenas um caminhão do Corpo de Bombeiros no município e, por isso, grande parte dos trabalhos foi liderada por moradores.

Outros municípios paulistas também têm enfrentado situações do tipo, especialmente deste setembro, mês em que o número de queimadas bateu recorde no Estado. Segundo o Programa Queimadas, do Inpe, foram 2.254 focos de incêndio, o maior valor desde o início do registro histórico, em 1998. Em relação a setembro do ano passado, que registrou 872 focos, isso representa alta de 158%.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 03/10/2020 01:10
  • Alterado:03/10/2020 13:10
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados