Pesquisador da UFSCar lança livro sobre a Guerra Híbrida no Brasil

Obra, de autoria de Piero Leirner, está disponível nos formatos impresso e digital

  • Data: 29/09/2020 09:09
  • Alterado: 29/09/2020 09:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: UFSCar
Pesquisador da UFSCar lança livro sobre a Guerra Híbrida no Brasil

Crédito:reprodução

Você está em:

Estamos em “guerra”. Não aquela com bombas e fogos, mas uma com avalanche de informações causando dissonâncias e induções a comportamentos direcionados. Esse cenário está retratado no livro “O Brasil no espectro de uma Guerra Híbrida: militares, operações psicológicas e política em uma perspectiva etnográfica”, de autoria de Piero Leirner, docente do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e publicado pela Editora Alameda.

A obra tem como base a tese de titularidade defendida por Leiner em 2019, porém é resultado de mais de 25 anos de pesquisas sobre militares e teoria da guerra, desde o mestrado do pesquisador, defendido em 1995, até hoje.

A Guerra Híbrida que está no título é um dos termos que apareceram no imaginário recente para definir os fatos políticos que transformaram o Brasil na última década. “O livro procura tratar do tema, elaborando tanto a ideia que está por trás dessa forma de guerra – seus conceitos, suas modalidades, sua operacionalidade – quanto o modo específico em que ela foi e é aplicada no Brasil”, descreve o autor, que acrescenta que, utilizando-se de elementos da Antropologia, da política e das teorias militares, a publicação traz uma explicação para vários processos que comumente estão associados a uma “polarização” do País.

O livro contém prefácio escrito pelo professor Marco Antonio Gonçalves, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), introdução e quatro capítulos. O caso estudado e relatado na obra leva a um dos protagonistas principais dessa forma de guerra, a híbrida, e sua estratégia: um certo grupo de militares, operações psicológicas e o modo como isso se disseminou na política.

O resultado, que vai muito além da eleição de 2018, é a dissonância generalizada que impera no Brasil hoje, que aqui segue um dos conceitos centrais da Guerra Híbrida – a cismogênese, ou seja, a criação de divisões sociais com o objetivo de impossibilidade de qualquer pacto social. “Quando pesquisamos o que aconteceu com os militares nos últimos 10 anos, culminando com sua presença no atual Governo, vemos vários elementos de guerras híbridas aparecerem”, afirma Leirner.

O livro está disponível nos formatos impresso e digital e pode ser adquirido no site da Editora.()

Compartilhar:
1
Crédito:reprodução
1
Crédito:reprodução

  • Data: 29/09/2020 09:09
  • Alterado:29/09/2020 09:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: UFSCar









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados