Falando de Transportes e Transportadoras – Tomada de atitude
A Scania apresentou na Suécia a sua primeira linha de veículos comerciais elétricos. Os novos caminhões são focados para aplicações urbanas, incluindo a distribuição varejista. Os veículos movidos a combustíveis alternativos e eletrificados fazem parte da estratégia global de sustentabilidade da Scania e são implementados nos mercados em que a marca atua conforme condições locais […]
- Data: 25/09/2020 13:09
- Alterado: 25/09/2020 13:09
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Crédito:
A Scania apresentou na Suécia a sua primeira linha de veículos comerciais elétricos. Os novos caminhões são focados para aplicações urbanas, incluindo a distribuição varejista. Os veículos movidos a combustíveis alternativos e eletrificados fazem parte da estratégia global de sustentabilidade da Scania e são implementados nos mercados em que a marca atua conforme condições locais de infraestrutura e econômicas. No Brasil, por enquanto, a empresa acredita que os caminhões movidos a gás natural e biometano são a melhor opção para clientes e embarcadores empenhados na redução de emissão de gases do efeito estufa. Os veículos elétricos ainda não têm data para chegar ao mercado brasileiro. O caminhão totalmente elétrico da Scania é oferecido com cabines das séries L e P, está equipado com uma bateria de 165–300 kWh para o motor de 230 kW, equivalente a aproximadamente 310 cavalos. Os clientes podem escolher a opção de cinco baterias para um total de 165 kWh ou a de nove baterias para 300 kWh de capacidade instalada. Com a remoção do motor de combustão, uma bateria é colocada no antigo túnel do motor com as quatro ou oito baterias restantes ao longo da lateral do chassi. O caminhão híbrido plug-in também está disponível para cabines das séries L e P. O trem de força elétrico é combinado com um motor de combustão de 280–360 cavalos. O alcance apenas com o modo elétrico é de 60 quilômetros. Combinado com combustível renovável, os operadores podem reduzir significativamente o impacto climático. “Estamos convencidos de que os clientes inovadores estarão ansiosos para liderar o caminho da eletrificação, dando os primeiros passos na preparação de suas frotas para o futuro”, diz Anders Lampinen, Diretor de Novas Tecnologias da Scania.