Balanço Buriti: Uma peça pensada para a área externa
Fruto predominante no cerrado brasileiro é reimaginado em peça acolhedora e confortável
- Data: 23/11/2021 12:11
- Alterado: 23/11/2021 12:11
- Autor: Redação
- Fonte: Ále Alvarenga
Balanço Buriti
Crédito:Divulgação
O buriti é uma pequena fruta presente por todo o país, proveniente de uma planta homônima que pode chegar a 30 metros de altura. O fruto pode servir como matéria-prima para a produção de diferentes doces e sucos e impressiona pelo sabor adocicado escondido dentro de sua grossa casca avermelhada. Inspirado nessa fruta tão peculiar do nosso bioma, Ále Alvarenga criou o Balanço Buriti, uma peça pensada para a área externa que impressiona pelo seu acolhimento proveniente de sua estrutura, que protege quem se senta nela do mundo exterior.
A forma do balanço remete aos utensílios dos povos indígenas, assim como sua arte tramada com tais fibras. O conforto único da peça indica outra peculiaridade da cultura brasileira, que é o ato de se descansar numa rede suspensa. Seus tubos de alumínio se entrelaçam de modo que a estrutura do balanço Buriti fique extremamente reforçada e serve de bastidor para o maravilhoso trabalho artesanal em corda náutica. Por fim, seus detalhes de madeira torneada dão um toque rico à composição, que é arrematada com as almofadas revestidas com tecidos Quaker.
Sobre Ále Alvarenga
Ale Alvarenga é hoje um dos designers mais experientes da indústria de móveis autorais brasileiros, unindo expertises que vão desde a criação, conceito, processos fabris de produtos até a elaboração de estratégias de marca, seu posicionamento e comercialização.
Desenvolve direção de arte e consultoria sistêmica para diversas empresas sempre respeitando suas histórias e relacionamentos, primando pela identidade coerente e expertise de cada uma delas.
Atuou em marcas de joalheria que o capacitou a ser premiado internacionalmente. Na moda desenvolveu coleções de roupas, calçados e acessórios. Passagens nas indústrias de equipamentos médico-hospitalares, metais sanitários, brinquedos e têxteis também fazem parte de seu currículo.
Trabalhou em contato direto com o mercado internacional em países como Holanda, França, Rússia, China, Índia e Canadá, no desenvolvimento de interiores de restaurantes e produtos decorativos. Formou-se na UEMG – Escola de Design em 2002 mas já atuava com produtos comercializados no mercado desde o ano 2000.