Dia 11 de agosto é comemorado o dia do estudante
Saiba como algumas alunas das faculdades do ABC estão lidando com as aulas remotas e com a expectativa da volta às aulas presenciais
- Data: 11/08/2020 10:08
- Alterado: 11/08/2020 10:08
- Autor: Isabela Richetti
- Fonte: USCS / FUABC
Crédito:
Em 1827 o então imperador do Brasil, Dom Pedro I, fazia o decreto das duas primeiras faculdades de Direito no Brasil, uma no estado de São Paulo e outra na cidade de Olinda em Pernambuco. Já em 1927, para comemorar o centenário das faculdades o advogado Celso Gand Ley sugeriu que a data fosse convertida em um dia de homenagem ao estudante.
Estudar na pandemia
93 anos depois, ninguém imaginaria que em 2020, ser estudante teria algumas complicações para obter mais conhecimento e manter a aprendizagem de maneira eficaz. Isso porque, para manter o isolamento social, as aulas passaram a ser online e criar uma rotina de ensino à distância teve que entrar na realidade de todos os alunos.
Fernanda Mamprim, 22 anos, está no 10º semestre de direito da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), quase acabando sua formação ela conta que se sentiu e ainda se sente motivada a assistir aulas online, pois dessa forma ela consegue continuar a sua graduação, porém fica triste pois tem saudades das aulas presenciais.
Em contrapartida, a também aluna da USCS, Caroline Andrade, que está no 2º semestre de administração, não gostou de ter que ser redirecionada para as aulas online. “Eu já tinha escolhido fazer aula presencial porque eu não tinha paciência e nem disciplina pra fazer curso online”, comenta a estudante. Caroline, aponta um fator negativo sobre as aulas online que a Fernanda também mencionou, que é a distração, a cama está do lado, o telefone toca, o cachorro late, tudo é motivo para desviar atenção da aula.
Cursando Engenharia Ambiental na Universidade Federal do ABC(UFABC), Priscila Gaspari, 22 anos, começa o 10º quadrimestre de 15 no total, em setembro depois das férias. Ela conta que o nome que a faculdade deu para as aulas online foi Estudo Continuado Emergencial ou ECE e os professores podiam adotar o método que queriam de aula, sendo gravadas ou ao vivo. Priscila começou fazendo 6 matérias no início do ano, mas com as aulas remotas teve a opção de cancelar pelo menos duas matérias sem contar reprovação e explica o motivo de ter feito isso: “ Achei que não ia compensar, porque eram matérias que tinha parte prática”.
Volta às aulas presenciais
Nesta última sexta-feira (07/08), o governador do estado de São Paulo, João Doria, adiou a abertura das escolas públicas e privadas para o dia 07 de outubro.
Fernanda tem receio com a volta às aulas presenciais, “Eu não tenho noção de como está sendo a prevenção com as outras pessoas da minha sala. Por esse motivo é um risco. Eu sou responsável pelas coisas que eu faço, mas não posso me assegurar de que o outro também está sendo responsável”, relata. Apesar de se sentirem inseguras, as três estudantes não veem a hora de poder voltar às aulas na faculdade, tomando todas as medidas de proteção possíveis.
Caroline, que está no início da graduação, diz que não desistiu porque está tendo o apoio dos professores, amigos e familiares e que almeja muito concluir o curso. Priscila lembra que apesar das aulas serem de casa, as crises de ansiedade com relação a faculdade não passaram e que a demanda de trabalho já a deixou bem desmotivada no começo, mas que agora já está conseguindo se organizar melhor.
A estudante de direito, lembra ainda que, como está no último semestre da faculdade, é preciso prestar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, para que assim que se formar possa atuar como advogada e não apenas ter o bacharel no curso, ela diz que já passou da primeira fase, mas toda hora mudam a data da segunda fase, e é válido lembrar que o dia 11 de agosto tem um significado maior para ela, já que a data também comemora o Dia do Advogado.
A volta para as faculdades
Em nota a UFABC disse que não vão voltar às aulas presenciais este ano e que não há data prevista para voltar presencialmente ano que vem.
O curso de medicina da USCS já retomou as aulas presenciais no início de agosto, com modelo híbrido. As aulas para os demais cursos, voltam de forma remota a partir do dia 17/08 e o retorno das atividades presenciais está sendo analisado tendo base as orientações do Governo do Estado.
Dia do estudante
Apesar de o ano de 2020 estar sendo bem conturbado, ser estudante nesta época está mostrando que através do conhecimento é possível informar, curar, defender, administrar e trazer melhorias para o meio ambiente. Feliz dia do estudante!