Estudantes do Projeto Rondon realizam ações em parceria com a Prefeitura

25 estudantes se reuniram com técnicos da Prefeitura de Diadema com o objetivo de apresentar as ações que serão desenvolvidas no decorrer desta semana

  • Data: 29/01/2019 10:01
  • Alterado: 29/01/2019 10:01
  • Autor: Beatriz Lucas
  • Fonte: PMD
Estudantes do Projeto Rondon realizam ações em parceria com a Prefeitura

Crédito:Adriana Horvath

Você está em:

Na manhã desta segunda-feira, 28/01, 25 estudantes do Projeto Rondon se reuniram com técnicos da Prefeitura de Diadema com o objetivo de apresentar as ações que serão desenvolvidas no decorrer desta semana. As ações são resultado da primeira visita, realizada em julho, na qual os alunos fizeram um diagnóstico com os possíveis campos de atuação.

A parceria com o Projeto Rondon é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e visa aproximar os estudantes universitários da realidade que compõe a cidade. “A nossa expectativa é muito positiva em relação ao que os estudantes estão propondo para as políticas públicas que já são desenvolvidas em Diadema. Sabemos que o resultado dessa troca entre o município e a academia é muito interessante para o desenvolvimento”, ressaltou a secretária interina da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

A professora de Direito da USP e uma das coordenadoras da atuação em Diadema, Ester Rizzi, destaca a importância de projetos como esse na formação dos alunos. “Os estudantes estão se formando profissionais e precisam sair dos livros e dos conteúdos acadêmicos e olhar para a realidade. A extensão na cidade é uma troca muito importante para a formação dos universitários e, também, para o município pelos diversos olhares que cada profissão proporciona”.

“Essa é uma troca que visa o aprimoramento de políticas públicas que já existem em Diadema”, completou.

O grupo é composto por alunos de vários cursos como medicina, gestão de políticas públicas, engenharia. A parceria conta com diversas instituições de ensino, como a Faculdade de Medicina do ABC, Universidade Metodista de São Paulo, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a Universidade de São Paulo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Universidade Santo Amaro, a Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva, entre outras.

Entre as atividades estão previstas oficinas de horta comunitária, de direitos humanos, de elaboração e gestão de projetos sociais, reconhecimento do território, palestra voltada para empregabilidade, além de atendimentos individuais sobre elaboração de currículos e dicas de comportamento em entrevistas de emprego.

No ano passado, participaram do Projeto 11 voluntários, sendo quatro professores e sete alunos, que realizaram visitas aos equipamentos públicos da cidade e, por meio de reuniões e conversas, um diagnóstico das demandas do município.

Projeto Rondon

O objetivo do Projeto Rondon é desenvolver ações que tragam benefícios para as comunidades parceiras, como estimular a melhoria do bem-estar social. Além disso, busca também, integrar universitários à realidade dos municípios, dando a eles responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses, contribuindo assim para a formação acadêmica dos estudantes.

Compartilhar:
1
Crédito:Adriana Horvath
1
Crédito:Adriana Horvath

  • Data: 29/01/2019 10:01
  • Alterado:29/01/2019 10:01
  • Autor: Beatriz Lucas
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados