Itaú Cultural Play traz novos filmes para Festival Internacional de Curtas-Metragens de SP
A plataforma de streaming do Itaú Cultural reúne títulos contemplados em um dos principais eventos do mundo dedicado ao curta-metragem.
- Data: 18/08/2021 15:08
- Alterado: 18/08/2021 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Cena do curta 'O Brilho Dos Meus Olhos' de 2006
Crédito:Reprodução: Divulgação
A partir do dia 19 de agosto (quinta-feira), a plataforma de streaming do cinema e audiovisual brasileiro Itaú Cultural Play, acrescenta ao seu catálogo uma mostra de filmes dirigidos por cineastas que se destacaram na primeira edição do Prêmio Revelação do Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, em 1999, e seguiram firmes atrás das câmeras. Em uma parceria inédita com o festival, que estreia sua 32ª edição na mesma data, apresenta Dalva, de Caroline Leone, e Os sapatos de Aristeu, de René Guerra, são produções gravadas em São Paulo. Por dentro de uma gota d’água, de Felipe Bragança e Marina Meliande, e O brilho dos meus olhos, do cineasta Allan Ribeiro, foram rodados no Rio de Janeiro.
Primeiro curta-metragem da cineasta paulista, Caroline Leone, Dalva, de 2004, narra o drama de uma mãe solteira vivendo na cidade de São Paulo. A protagonista da história, que dá nome ao filme, tem dois empregos e vive com dificuldades para colocar comida na mesa. Em meio a essa rotina desumana, sua filha tem um sonho em que ela e sua mãe voam alto nas asas de um pássaro azul.
Os sapatos de Aristeu, de 2008, marca a estreia de René Guerra como realizador valeu ao cineasta alagoano ser comparado com o diretor espanhol Pedro Almodóvar. Com destaque para as interpretações dos atores e situações cômicas, o filme se passa a partir do velório de uma travesti que morreu no palco de um cabaré. Com maquiagem, cílios postiços e laquê no cabelo, o corpo da falecida é entregue para a família que recusa o figurino extravagante e quer enterrá-lo como homem. Enquanto isso, uma procissão de travestis chega para tentar dar o seu último adeus.
Curta-metragem dos diretores cariocas Felipe Bragança e Marina Meliande, Por dentro de uma gota d’água, de 2003 é inspirado no poema O Prisioneiro, de Mário Quintana. Em uma narrativa sobre as noções do tempo e do isolamento, o filme mostra o dia de um homem enclausurado dentro de um quarto, cercado de baldes, ao som de goteiras que caem do teto. Quando a campainha toca, ele recebe uma encomenda, escuta música e depois fica bêbado.
Em O brilho dos meus olhos, de 2006, o carioca Allan Ribeiro explora os limites que existem entre a linguagem da ficção e do documentário. No saguão de uma estação ferroviária, homens e mulheres seguem para mais um dia de trabalho. Entre eles, um pedreiro. Ele chega ao canteiro de obras, sobe paredes, come sua marmita e, ao fim da jornada, toma o trem. Ao chegar no seu bairro, faz o que mais gosta: soltar a voz em um videokê.
O Festival
Considerado um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo, desde 1989, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo seleciona anualmente cerca de 400 produções de uma ampla gama de países, procurando representar a diversidade e a variedade da produção de curta metragem no mundo, e ampliar o diálogo do audiovisual internacional com a produção latino-americana. A partir de 1999, por meio do Prêmio Revelação, o festival celebra os novos talentos do cinema brasileiro, destacando a produção realizada nas universidades e cursos de cinema do país. Este programa da Itaú Cultural Play reúne títulos contemplados na primeira edição do Prêmio Revelação.
A Itaú Cultural Play
Lançada em 19 de junho, dia da celebração do cinema brasileiro, a Itaú Cultural Play é a nova plataforma de streaming do Itaú Cultural. Com acesso gratuito, o catálogo inicial reúne mais de uma centena de títulos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, abrangendo filmes de ficção, documentários, séries documentais e de ficção, animações para crianças e para adultos, produções experimentais, entrevistas, palestras, curtas e longas-metragens. Acessível para dispositivos móveis IOS e Android, a plataforma pode ser acessada pelo site.
SERVIÇO:
Itaú Cultural Play
Mostra Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo
19 de agosto de 2021
Em www.itauculturalplay.com.br
Dalva (2004)
De Caroline Leone
Duração: 10 min
Classificação indicativa: 12 anos
O brilho dos meus olhos (2006)
De Allan Ribeiro
Duração: 11 min
Classificação indicativa: Livre
Os sapatos de Aristeu (2008)
De René Guerra
Duração: 17 min
Classificação indicativa: 14 anos
Por dentro de uma gota d’água (2003)
De Felipe Bragança e Marina Meliande
Duração: 10 min
Classificação indicativa: 12 anos