Ribeirão Pires realizará palestra sobre “Prática de Música Instrumental”
Evento gratuito e aberto ao público será promovido no Centro Cultural da cidade
- Data: 28/06/2019 10:06
- Alterado: 28/06/2019 10:06
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:
A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Ribeirão Pires realizará nesse sábado, dia 29 de junho, às 15h, oficina gratuita sobre “Prática de Música Instrumental”, no Centro Cultural da cidade – Rua Dr. Yutaka Ishihara, 218 – Jardim Pastoril.
No evento, serão abordados elementos diversos envolvidos na performance da música instrumental brasileira e internacional. A palestra contará com a participação especial do professor Paulo Oliveira e dos grupos de música popular da Escola Municipal de Música de Ribeirão Pires.
A atividade desse sábado integra o “Festival Trilhar”, iniciativa que, por sua vez, faz parte do Projeto Trilhar, lançado pela Prefeitura e pelo Estúdio Versax nesse ano. O Festival compreende atividades voltadas à formação na área audiovisual e de animação; ao desenvolvimento técnico, cultural e social dos alunos das escolas municipais de arte; ao estímulo à interação entre atores de diferentes áreas do setor cultural; entre outras.
Serão realizadas, no Festival, oito oficinas, duas mesas redondas e quatro apresentações musicais nas dependências do Centro Cultural da cidade – integrando as áreas da música, teatro, animação, audiovisual e produção musical, em espaço compartilhado para a troca de ideias e o networking entre os participantes.
Sobre o palestrante Paulo Oliveira:
O professor Paulo Oliveira é doutor em violão pela Universidade do Colorado (EUA) e, recentemente, se tornou professor titular na renomada Belmont University, em Nashville, no estado do Tennessee. Entre 2011 e 2015, na Universidade do Missouri, Paulo concluiu dois mestrados: o primeiro em violão clássico e o segundo em jazz performance.
No Brasil, estudou na Escola Municipal de Música de São Paulo, Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e na Universidade Cruzeiro do Sul, onde recebeu o título de bacharel em violão em 2007. Como recitalista, já se apresentou na Europa, Estados Unidos e América do Sul nas áreas erudita e popular.
Paulo recebeu diversos prêmios em concursos no Brasil e no EUA, dentre eles destacam-se: Emerging Artists-Missouri, Ekstrand Competition-Colorado, MTSU Competition-Tennessee, Concurso do Conservatório Villa-Lobos no MASP, Concurso Souza Lima, Concurso Musicalis e Concurso FITO.