Memorial da América Latina participa da Virada Cultural
Vem aí o 1º Virado na Virada, um fim de semana inteiro de comidas típicas no Memorial
- Data: 17/05/2019 09:05
- Alterado: 17/05/2019 09:05
- Autor: Redação
- Fonte: Art Shine
Crédito:Shutterstock
A Virada Cultural de São Paulo deste ano começa mais cedo no Memorial da América Latina e chega com uma novidade de dar água na boca, segundo anuncia o presidente Jorge Damião: “Vamos inaugurar o Virado na Virada, um festival com dois dias seguidos de comidas típicas ao gosto dos paulistanos e shows de MPB e chorinho”.
O cardápio gastronômico terá como carro-chefe um quarteto de pratos tradicionais da gastronomia regional: virado à paulista, feijão tropeiro, galinhada e porco no rolete. A festa começa às 11h de sábado, dia 18 e faz uma pausa às 21h. Reinicia novamente às 11h de domingo, dia 19 e termina às 21h;
A organização do evento é assinada pela Art Shine, empresa parceira do Memorial nos festivais que já estão se tornando tradição no calendário cultural gastronômico de São Paulo. “A intenção é fazer do Virado na Virada um evento que acompanhe a festa cultural de São Paulo e faça parte do calendário oficial da cidade”, diz o presidente Jorge Damião.
Origens:
O virado à paulista é o prato mais antigo do estado de São Paulo e um dos mais vendidos nos bares e restaurantes da região. Não é à toa: da mesma maneira que a receita sustentava bandeirantes em suas expedições, hoje pode deixar qualquer um satisfeito com sua mistura de feijão, carne, ovo, banana e farinha.
O feijão tropeiro é uma das estrelas da cozinha mineira. O nome vem do período colonial, quando o transporte das mercadorias era feito por tropas a cavalo ou em lombos de burros. Os homens que guiavam esses animais eram chamados tropeiros. Eles comiam feijão misturado à farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos, alho, cebola e outros temperos.
O porco no rolete tem ganhado destaque pela imponência de seu preparo. O prato surgiu nas regiões campeiras do sul do país e foi conquistando adeptos. Já são tradicionais as festas do porco no rolete. O suíno é assado inteiro em um rolete que gira sempre na mesma direção e velocidade para que a gordura escorra durante o preparo.
A galinhada é um prato característico do centro-oeste que tem como principais ingredientes arroz e frango. É uma refeição que não necessita de outros acompanhamentos, apenas temperos que devem ser utilizados para que a receita fique bem saborosa. Algumas incluem pequi e pimentão.
E ainda muita música para animar a galera!
SÁBADO 18/05
13h – João Fernandes – Samba
15h – Trio Aflorá – Choro
17h – Batuque de Lara – Samba
19h – Renato Callado e os irmãos – Samba/MPB
DOMINGO 19/05
13h – Guga Pine – MPB
15h – Marcell Ortiz – MPB
17h – Ana Lessa Duo – Choro
19h – Allysson Martins – MPB
Virado na Virada é uma realização da Art Shine Promoções e Eventos com apoio cultural da Fundação Memorial da América Latina, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
SERVIÇO
Festival de virado à Paulista
Festival de porco no rolete
Festival de galinhada
1º Virado na Virada
Dias 18 e 19 de maio, das 11h às 21h
Praça da Sombra (portões 8, 9 e 13)
Memorial da América Latina | Metrô Barra Funda
Entrada Gratuita