Estudantes do CPS são premiados em hackathon da Nasa contra a Covid-19
Jovens da Fatec Americana e da Etesp conquistaram segundo lugar no 'Nasa Space Apps Challenge' com filtro para purificar o ar e combater o coronavírus
- Data: 25/06/2020 11:06
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Jheimis e Luiza integram grupo que conquistou segundo lugar na etapa nacional do ‘Nasa Space Apps Covid-19 Challenge’
Crédito:Divulgação
Com um projeto de filtro purificador para melhorar a qualidade do ar, ao mesmo tempo em que atua no combate ao novo coronavírus, os estudantes Jheimis Santos da Silva e Luiza Amaral, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Americana e da Escola Técnica Estadual (Etec) de São Paulo, da Capital, conquistaram o segundo lugar na etapa nacional do desafio Nasa Space Apps Covid-19 Challenge. Agora, a proposta irá concorrer na final internacional do prêmio, em agosto.
Os alunos do Centro Paula Souza (CPS) integraram a equipe TaurusOx, composta por cinco jovens de diversas áreas do conhecimento e moradores de diferentes localidades do País. Todos se reuniram de forma remota para disputar o hackathon durante 48 horas seguidas, entre os dias 30 e 31 de maio.
O filtro idealizado pelos estudantes dispõe de um sistema informatizado que monitora a qualidade do ar. “O processo é feito por meio de microalgas que transformam o gás carbônico em oxigênio. Além disso, existe um purificador eletrostático que afeta a membrana do coronavírus, inviabilizando a sua proliferação”, explica o líder da equipe, Jheimis, que é calouro do curso superior tecnológico de Segurança da Informação e técnico em Química, formado pela Etec Prof. Dr. José Dagnoni, de Santa Bárbara D’Oeste. Confira vídeo de apresentação do projeto.
Hackathon das galáxias
A edição 2020 do concurso da Nasa propôs desafios focados no enfrentamento à Covid-19 em 12 categorias relacionadas a questões ambientais, tecnológicas, demográficas, sensoriais, entre outras. Mais de 6 mil pessoas, de 700 cidades do Brasil, divididas em 500 equipes, participaram da disputa.
“É um orgulho contar com alunos engajados em buscar soluções para resolver problemas que afrontam a sociedade, principalmente quando o mundo inteiro sofre as consequências de uma pandemia. Participar de um hackathon traz um diferencial de experiências para o futuro profissional dos jovens, pois estimula a busca por conhecimentos e habilidades diante de situações que exigem superação e trabalho em equipe”, afirma o coordenador do curso de Segurança da Informação da Fatec Americana, Rogério Nunes de Freitas.