Polo de Cosmético de Diadema reúne associados no CIESP
O Polo de Cosmético de Diadema e Região envolve indústrias cosméticas locais, do Grande ABC, capital e da Região Metropolitana de São Paulo
- Data: 05/09/2019 17:09
- Alterado: 05/09/2019 17:09
- Autor: Marcos Luiz
- Fonte: PMD
Crédito:Adriana Horvath
Com o incentivo da Prefeitura de Diadema e da sede local do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), ocorreu nesta quinta-feira, 5/9, o “Café da Manhã do Polo de Cosmético”, no terraço da entidade patronal. O encontro de negócios, que visa integrar e fortalecer a cadeia produtiva do setor cosmético da cidade e região, contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Laércio Soares, do diretor titular e do gerente do CIESP, Anuar Dequech e Dario Sanchez, respectivamente.
O Polo de Cosmético de Diadema e Região envolve indústrias cosméticas locais, do Grande ABC, capital e da Região Metropolitana de São Paulo, além de seus fornecedores e de outras empresas que de alguma forma estão ligadas à cadeia produtiva do setor. O grupo agrega também diversas instituições de ensino e pesquisa que apoiam o segmento. O ramo cosmético integra 323 indústrias na Grande São Paulo, sendo que 54 delas estão no Grande ABC. Juntas, geram 14.350 empregos diretos, o que representa 32% dos empregos do setor no Brasil.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Laércio Soares, ressaltou um importante passo desta edição. “O Polo é um projeto com o setor de cosmetologia da região que já acontece há três anos desde o relançamento. Nesse período, vínhamos trabalhando para oficializá-lo e, hoje, o fizemos com o lançamento da Marca Coletiva do Polo de Cosméticos de Diadema e Região, apresentando os requisitos para que as empresas participem. Essa novidade trará benefícios não só para as cidades envolvidas, como, principalmente, para o setor”, explicou.
Coordenado pelo economista Wilson Abreu, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, o Polo de Cosmético de Diadema e demais cidades da região, promove a cada encontro uma palestra especial. O tema dessa edição do “Café da Manhã” ficou a cargo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) que fez exposição sobre “Soluções em Processos e Produtos para a Indústria Cosmética”. Durante o evento, também houve uma apresentação dos produtos e fornecedores que vão compor o “Kit do Polo”.
“O Kit do Polo será composto por produtos de indústrias do Polo de Cosméticos e doados para a Escola Estadual Professor Antônio Branco Rodrigues Junior, patrocinada pela empresa Prensas Schuler. A ideia do kit é exercitar a cooperação entre as empresas que integram esse projeto e incentivar a atuação em conjunto”, apontou Wilson Abreu.
Além de dirigentes empresariais locais e de outras cidades, o Café da Manhã do Polo de Cosmético contou com a presença de representantes da FATEC de São Caetano do Sul e da Associação Brasileira de Cosmetologia. O “Café da Manhã” costuma ocorrer na primeira quinta-feira do mês, no CIESP Diadema. Mais informações pelos e-mails [email protected] ou [email protected].
Outros projetos
A Prefeitura de Diadema tem outros projetos que visam auxiliar as atividades econômicas do município. Entre eles, o Programa de Desenvolvimento Econômico com objetivo de estimular a economia por meio de um novo Plano Diretor, nova Lei de Publicidade e novo Código de Posturas.
O Programa de Incentivos e Benefícios Fiscais, por exemplo, atende empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços. O programa beneficia novas empresas que vierem a se instalar, bem como empresas que já estão em funcionamento no município. Ele estabelece sete tipos de benefícios: incentivos às empresas optantes do Simples Nacional; emissão de CID (Certificado de Incentivo ao Desenvolvimento); desconto de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para empresas de prestação de serviços; desconto para empresas que comprovem o aumento do Valor Adicionado; benefícios para cooperativas que contribuam para a atividade econômica; benefícios decorrentes de ampliação de construção de empreendimentos comerciais; e benefícios por melhoramento do imóvel.
Mais informações sobre o Programa de Desenvolvimento Econômico estão disponíveis no hotsite (http://desenvolve.diadema.sp.gov.br/).