Faça os brinquedos das crianças nessas férias

O ‘faça você mesmo’, termo traduzido da expressão do it yourself, representando um movimento que incentiva a criação e intervenção pessoal em vários segmentos, valorizando os produtos personalizados e com estímulos criativos próprios, pode ser uma excelente opção nas férias escolares. Com os pequenos em casa ao longo do mês, os responsáveis precisam se desdobrar […]

  • Data: 09/01/2019 14:01
  • Alterado: 09/01/2019 14:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Weber Shandwick
Faça os brinquedos das crianças nessas férias

Crédito:divulgação

Você está em:

O ‘faça você mesmo’, termo traduzido da expressão do it yourself, representando um movimento que incentiva a criação e intervenção pessoal em vários segmentos, valorizando os produtos personalizados e com estímulos criativos próprios, pode ser uma excelente opção nas férias escolares.

Com os pequenos em casa ao longo do mês, os responsáveis precisam se desdobrar para criar atividades atrativas e saudáveis, fugindo dos aparatos tecnológicos. Os brinquedos feitos em casa com materiais recicláveis podem ser uma excelente opção para os pais que desejem diversificar as brincadeiras sem sair do orçamento

Sugestão de brincadeiras com materiais recicláveis:

-Bingo Numérico

-Caça Palavras

-Jogo de Argolas

-Pião Silábico

1. Qual a importância do lazer entre responsáveis e as crianças?

Hoje em dia, por vários motivos, os pais estão terceirizando o lazer com seus filhos. Às vezes não se trata de um ato irresponsável, mas de uma necessidade. Sair cedo para trabalhar enquanto os filhos estão deitados e ao voltar do trabalho os filhos já estão dormindo. Tal rotina faz com que os pais busquem em terceiros a prática de atividades que seriam mais convenientes que fossem vividas em família.

Ao passar um tempo juntos, vários valores são construídos como, por exemplo, o fortalecimento dos laços familiares. Há, portanto, uma interação, troca de carinho, laços familiares que são transmitidos de pais para filhos, ampliando a visão social o desenvolvimento psicomotor e estímulos que são observados pela criança ao tentar imitar os pais, aprendizados conquistados por meio de contato mútuo familiar.

2. As crianças além de brincar com os artefatos, podem auxiliar na produção?

Sim! É importante que as crianças participem deste processo de construção de seu próprio brinquedo. Os pais podem pedir opiniões às crianças para alimentarem nelas o senso da criatividade e, com isso, a valorização da sugestão delas, fazendo com que elas se sintam ouvidas.

3. Como isso interfere no desenvolvimento das crianças?

As crianças só têm a ganhar quando participam com seus pais de atividades de construção. Piaget sempre aborda isso em seus textos, o conhecimento é um processo de construção lento e rigoroso. As crianças terão contato, neste processo de construção do conhecimento, com comportamentos importantes para o desenvolvimento cognitivo, estimulando a memória, por exemplo. Dependendo da atividade, a criança vai desenvolver um raciocínio lógico e matemático, entre outros. Tudo isso terá a participação constante da linguagem familiar, dos vínculos afetivos de seus pais e hábitos de uma vida saudável.

4. E os brinquedos? Como podem auxiliar na formação?

O brinquedo tem uma relação direta com o desenvolvimento infantil. É brincando que a criança se transporta para um mundo de fantasias, um universo paralelo imaginado e criado por ela e para ela. Ao criar, a criança está desenvolvendo sua capacidade cognitiva, necessária para a vida adulta, afinal na maioria das profissões são exigidas proatividade dos funcionários. O brinquedo não pode ser visto como um objeto exclusivo para preencher o tempo da criança deixando-a distraída, o brinquedo deve exercer funções recreativas, mas também, educativas. Portanto, os pais precisam estar atentos para as necessidades de seus filhos, de preferência aquelas que apresentaram maiores preocupações ao longo do ano escolar. Por exemplo, se a criança ainda não desenvolveu completamente a coordenação motora, então seria agradável atividades de leitura para aumentar a percepção da criança, a construção de um veículo automotivo seria aprazível, pois o pai poderia ensinar ao seu filho noções de direita e esquerda, lateralidade, parar na faixa de pedestre etc.

5. Como podem ser feitos esses brinquedos?

Tendo como exemplo o que foi abordado na pergunta anterior, para construir um carro, basta ter uma caixa de papelão que caiba a criança, de forma que ela possa entrar, colocar duas alças para ela poder erguer e se divertir guiando seu próprio carro e com isso vários valores vão nascendo. Há outros brinquedos fáceis de fazer também. Pode-se pegar garrafas pets de refrigerantes, colocar água ou um pouco de areia para não ficar tão leve e fazer um boliche, a bola pode ser feita de meias que já não são mais usadas (afinal quem nunca encontrou na gaveta misteriosamente um único pé de meia?) Os enfeites dos pinos podem ser feitos de acordo com o gosto da criança, de forma que se torne atrativa, como os Minions, por exemplo. Há vários brinquedos que podem ser feitos pela família, tais como: pipas, dominó silábicos, jogo de argolas, jogo da memória, bambolês, entre outros brinquedos que vão trazer aos pais uma memória afetiva de suas infâncias.

Compartilhar:
1
Crédito:divulgação
1
Crédito:divulgação
1
Crédito:divulgação

  • Data: 09/01/2019 02:01
  • Alterado:09/01/2019 14:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Weber Shandwick









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados