Diadema já instalou 2 mil lâmpadas de LED nas ruas
A nova iluminação aumenta a segurança e qualidade de vida da população
- Data: 29/05/2020 15:05
- Alterado: 29/05/2020 15:05
- Autor: Keila Macedo
- Fonte: Secom Diadema
Iluminação antiga av Conceição centro
Crédito:Mauro Pedroso
Para o morador do centro, Glauber dos Santos, uma boa iluminação é sinônimo de segurança. “Eu desço do ônibus ?às 22h30 voltando do trabalho cansado. Normalmente eu caminhava o mais rápido possível pelos trechos mais escuros. Hoje, com a nova iluminação eu não fico apreensivo, consigo enxergar ao redor me sinto mais seguro”, afirmou.
O motorista de táxi, Evaldo de Carvalho, também aprova a nova iluminação da cidade, “Eu trabalho há 20 anos como motorista de táxi de madrugada. Assim que instalou as novas lâmpadas já notei a diferença. Melhorou muito a visão para dirigir”, comentou.
O programa da Prefeitura de Diadema que está fazendo a diferença na vida dessas e de muitas outras pessoas é o “É Claro que Fica”, lançado em outubro de 2019, e que está modernizando a iluminação pública da cidade. No total serão instaladas 10 mil lâmpadas de LED e a economia no orçamento municipal será cerca de R$ 2 milhões por ano. Até o momento foram instaladas 2.000 lâmpadas de LED nas principais ruas, avenidas e praças.
De acordo com o Plano de Gestão Energética de Diadema, cerca de 60% da conta de luz da Prefeitura é com iluminação pública. A instalação de LED é uma ação sustentável, preserva o meio ambiente, economiza recursos e promove segurança e bem estar social. “A modernização nos ajuda a melhorar a iluminação pública e otimizar recursos, diminuindo a conta de luz da Prefeitura. Estamos usando a tecnologia em prol do bem estar da população. Além Centro, os bairros Inamar, Eldorado e Piraporinha já contam com a nova iluminação ”, afirmou o prefeito Lauro Michels.
A Prefeitura vai atender metade da cidade com luz de LED. Com investimento de R$ 8,7 milhões, proveniente da arrecadação da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), taxa que é cobrada automaticamente em todas as contas de energia.
O programa teve início pelo Parque do Paço local muito usado para atividade física noturna, onde foram instaladas 159 luminárias/projetores. Na Avenida Sete de Setembro, foram instaladas 84 luminárias; na Rua General Rondon foram sete; na Rua Manoel da Nóbrega, 32; na Rua Amélia Eugênia, 27; na Rua Ari Barroso, 21; na Rua Antônio Carlos Luz, quatro; na Rua Graciosa, 22; na ?Praça da Moça, 22: na ?Rua São José, 38; na ?Praça dos Emancipadores, 14; na Rua Santa Maria, quatro; na Rua São Judas Tadeu, três; na Avenida Nossa Senhora das Vitórias, 22; na Rua Cananéia, 12; na Rua Mantiqueira, sete; na Avenida Evandro Caiafa Esquivel, 24, entre outras.
A prioridade é instalar as lâmpadas em lugares de maior circulação de pessoas, ruas de acesso a prédios públicos que prestem atendimento noturno, como escolas municipais, estaduais e parques.
Segundo a Secretaria de Serviços e Obras, as lâmpadas de LED são mais econômicas, tem baixo consumo de energia, vida útil maior e não emite raios ultravioletas e infravermelhos. “A lâmpada de LED tem a luz mais branca, deixa mais clara a rua. Antes ficava uma luz avermelhada que não dava para ver bem. Agora ficou ótimo”, comentou a comerciante da Avenida Antônio Piranga, Catarina Reis de Brito. Rose Souza Mendes mora na Avenida Conceição e elogiou a troca das lâmpadas, “Aqui estava muito escuro ficava um breu. Melhorou muito a nova iluminação a avenida está bem clara”, afirmou.
Manutenção na cidade
Em parceria com as demais secretarias municipais, o programa vem realizando também serviços de manutenção nos locais que recebem a nova iluminação como poda de árvores, sinalização horizontal e vertical das vias, instalação de lixeiras entre outras melhorias executadas pela equipe da Frente de Trabalho.
A Prefeitura adquiriu também 720 novas lixeiras públicas e um mini veículo sinalizador para fazer, mais rapidamente, pinturas de faixa de pedestre e outras demarcações de trânsito.
Serviço:
Iluminação Pública
Para solicitar reparos de lâmpadas queimadas, informar sobre falta de iluminação, poste caído e outras ocorrências, acompanhar solicitações e fazer reclamações ou elogios, o morador pode utilizar o WhatsApp (?97300-3455). É preciso enviar dados como nome do solicitante, nome rua, avenida, travessa ou viela, número da residência ou comércio mais próximo do poste apagado. O canal considera apenas mensagens de texto e foto, ou seja, áudios não são atendidos.