Festa da Nossa Senhora dos Navegantes é realizada em Diadema e São Bernardo
Com o tema “Maria navegai conosco neste projeto de construção e revitalização”, foi realizada a Festa da Nossa Senhora dos Navegantes no Eldorado e, em São Bernardo, no Riacho Grande
- Data: 04/02/2019 14:02
- Alterado: 04/02/2019 14:02
- Autor: Redação
- Fonte: PMD / PMSBC
Crédito:
O deputado estadual eleito e vice-prefeito, Márcio da Farmácia participou do evento. A festa faz parte do calendário oficial da cidade. Milhares de fiéis iniciaram a procissão na Estrada Pedreira Alvarenga com a Avenida dos Pereiras (prainha) e seguiram para a missa campal celebrada pelo padre Eduardo Calandro na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes.
Regiane Marques participou do evento como apoio da Pastoral da Acolhida e comentou: “É muito gratificante poder ajudar nesta festa tão bonita. Minha missão é aconchegar e acolher os moradores. Estou amando a experiência”.
“Hoje é um dia de oração e união. A Festa da Nossa Senhora dos Navegantes já é tradição em Diadema. Os moradores da região e de bairros vizinhos estão sempre juntos dando continuidade, e a Prefeitura está à disposição”, comentou o vice-prefeito Márcio da Farmácia.
A Prefeitura de Diadema ofereceu apoio para o total sucesso do evento. Equipe de Trânsito, Guarda Civil Municipal, ambulância do SAMU, carro de som e ponto de água potável da Sabesp estavam à disposição dos moradores. No final da missa campal, ocorreu o corte e distribuição do bolo.
A festa da Nossa Senhora dos Navegantes começou a ser celebrada em Diadema em 1951 dando continuidade à tradição que já era celebrada em outros Estados. Mas, foi a partir de 1955, com ajuda da Prefeitura, que a festa foi novamente organizada trazendo eventos, shows e atividades para os participantes.
RIACHO GRANDE
O Riacho Grande também recebeu no último domingo (03), a festa em louvor a Nossa Senhora dos Navegantes, tradicional evento religioso e cultural. A imagem da santa saiu embarcada em procissão náutica da balsa João Bosco até o largo da Prainha do Riacho Grande, onde foi recepcionada com queima de fogos e Fieis devotos da santa.
Devotos da santa percorreram as ruas do Riacho Grande em direção a Igreja São João Batista, onde foi celebrada a santa missa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes.
O evento é anualmente organizado pela colônia de pescadores da região da represa Riacho Grandejuntamente com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo.
Na região do ABC, a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes teve início em 1953, com a construção de uma capela para dar proteção a todos os frequentadores da Represa Billings. A partir daí foi fortalecida a tradição da procissão náutica e terrestre em homenagem à padroeira.